A Secretaria Municipal de Educação já definiu a data de início para o programa "Escolas de Bicicleta", por meio do qual 4,6 mil crianças vão poder ir e voltar pedalando da escola: dia 31. Nesse dia, 20 alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis vão receber as primeiras bikes e iniciarão um treinamento de quatro semanas na escola. Após esse período, dois monitores vão acompanhar o grupo diariamente no trajeto casa-escola. As informações são de O Estado de S. Paulo.
O programa, antecipado pelo Estado em novembro, é uma das principais apostas da pasta para complementar seu projeto educacional voltado para a sustentabilidade. A ideia é que, até o início de setembro, todos os cem alunos previstos para receber as bicicletas em cada um dos 46 CEUs da cidade já estejam pedalando. As bicicletas serão feitas de bambu.
A entrega das bicicletas acontecerá a cada quatro semanas. Após o início simbólico do programa em Heliópolis, 20 alunos de cada unidade vão receber as bicicletas no dia 16 de abril, passar por quatro semanas de treinamento e abrir espaço para que as próximas 20 recebem as suas. Noventa e dois monitores já foram contratados pela Prefeitura e estão em treinamento. Eles serão responsáveis tanto pelas aulas de trânsito, mecânica e cultura de bicicleta quanto pelos comboios que vão acompanhar as crianças.
Segundo o secretário de Educação, Alexandre Schneider, não haverá risco para as crianças que aderirem ao projeto após autorização dos pais. "A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é a nossa parceira nesse projeto e está chancelando tudo, desde as rotas que estamos escolhendo até a maneira de descolamento", afirma. As rotas terão no máximo 3 km e não passarão por avenidas com tráfego de ônibus ou veículos pesados.
Os caminhos a serem percorridos já foram pré-selecionados pelos CEUs e testados por cicloativistas, que enviaram relatórios para a CET. A Companhia, agora, vai bater o martelo sobre cada um e instalar sinalização de solo e vertical, além de realizar intervenções - como aumento do tempo semafórico ou redutores de velocidade - onde necessário.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de março de 2012

Esquina infernal (21/03/2012)

A Rua Aspicuelta, epicentro atual do agito noturno da Vila Madalena, contraria a lei da física de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ela reúne dezenove bares apenas no trecho entre as ruas Mou (...)

A frota vira lata (21/03/2012)