Vem da Europa a inspiração da nova iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para aumentar a segurança dos pedestres. Um painel instalado em cima de uma faixa de travessia na Rua Boa Vista, perto da esquina com a Ladeira Porto Geral, no centro, tem indicado para os motoristas, ainda ao longe, que o fluxo de pessoas é grande. Assim, os condutores podem tomar atitudes que evitam atropelamentos, como diminuir a velocidade, vários metros antes do cruzamento, explica O Estado.
A placa, que contém a imagem estilizada de um homem atravessando uma faixa, com o fundo azul, também é iluminada à noite. Além disso, LEDs (diodos emissores de luz) instalados na base do painel iluminam a faixa de travessia que está embaixo, tornando os pedestres mais visíveis para os motoristas durante a noite. Esse tipo de sinalização já é utilizado em vários países, incluindo a Alemanha.
Mestre em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), o consultor de tráfego Horácio Augusto Figueira aprova a medida. "É mais uma informação para reforçar que há uma travessia de pessoas." Segundo ele, o dispositivo tem maior utilidade em faixas que ficam no meio do quarteirão. "Alerta o motorista, que não pode dizer que não viu a faixa por não haver cruzamento."
Ainda não há um prazo para que outras faixas da cidade recebam a novidade. As lâmpadas na base do painel são feitas para durar 90 mil horas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de março de 2012

Esquina infernal (21/03/2012)

A Rua Aspicuelta, epicentro atual do agito noturno da Vila Madalena, contraria a lei da física de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Ela reúne dezenove bares apenas no trecho entre as ruas Mou (...)

A frota vira lata (21/03/2012)