A proposta de implantação de um "rodízio amigo" numa rodovia que liga a capital paulista ao litoral norte será oficializada no papel. Ou melhor: em um panfleto. A partir desta sexta (20), motoristas que trafegam pela rodovia Oswaldo Cruz rumo a Ubatuba, a 226 km de São Paulo, vão receber um folder com informações de horários recomendados para viajar, explica a Folha.
A divisão ocorre de acordo com as placas. Carros com placas de final de 1 a 5 serão recomendados a voltar do litoral das 14h às 19h. Os demais, das 19h à meia-noite.
A proposta foi apresentada pelo Conselho de Segurança de Ubatuba e está em estudo pelo DER (administradora das rodovias de SP), mas ganhou a adesão de associações regionais após o caos no feriado de 15 de novembro.
Na ocasião, turistas levaram até 12 horas para percorrer o trecho entre a Grande São Paulo e Ubatuba.
O primeiro teste desse rodízio está marcado para a volta do Natal. Ao todo, serão distribuídos 20 mil panfletos para apresentar a proposta aos motoristas no feriado.
O custo será bancado pela Associação Comercial de Ubatuba. Lojas e postos da cidade também devem participar da distribuição.
"É como um teste, mas a expectativa é que funcione em definitivo por toda a temporada", afirma Fábio Isnard, presidente do Conselho de Segurança de Ubatuba.
Segundo ele, a ideia é fazer do projeto uma referência para organizar os motoristas.
Em nota, o DER diz que a ideia está em estudo pelos órgãos rodoviários e que já instrui motoristas e usuários a evitar horários de pico.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de dezembro de 2013

Garagens verticais ganham impulso (11/12/2013)

Uma lei aprovada recentemente pode amenizar a falta crescente de vagas para estacionamento. A Câmara de Santos reduziu o recuo frontal mínimo para garagens verticais, de 10 para cinco metros. O objeti (...)

Há vagas (12/12/2013)