Uma lei aprovada recentemente pode amenizar a falta crescente de vagas para estacionamento. A Câmara de Santos reduziu o recuo frontal mínimo para garagens verticais, de 10 para cinco metros. O objetivo é justamente incentivar esse tipo de construção. A lei foi aprovada a partir de um projeto do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em contraposição à legislação anterior, em vigor desde 1968. Por conta do maior recuo, em vigor até agora, a Cidade não registra a construção de um edifício-garagem há mais de três décadas, destaca A Tribuna. Técnicos da Prefeitura apontaram que a exigência do recuo de 10 metros inviabilizava esse tipo de empreendimento, uma vez que pedia um terreno maior, algo cada vez mais raro na Cidade.
Maior fluidez
São os dois fatores que, juntos, podem viabilizar a construção de novos prédios com a função exclusiva de servirem como grandes estacionamentos. Além de o recuo reduzido permitir empreendimentos em mais áreas, diversificando as opções, especialmente em vias onde o estacionamento de rua é restrito em horário de pico. Um dos mais tradicionais nesse conceito na Cidade, o Edifício Garage Plaza, possui 150 vagas (chamadas de boxes), distribuídas pelos 25 andares da edificação. A má notícia para quem está em busca de uma alternativa de estacionamento é que o prédio não oferece vagas avulsas ou para mensalistas. Os 150 boxes têm proprietários. Alguns são ocupados por locatários. O aluguel está em torno de R$ 225,00 mensais. Já o Opus, situado na Praça Correia de Melo, no Centro, oferece quatro pavimentos para estacionamento avulso e mensalistas. O segundo público representa a maior parte da totalidade e o custo gira em torno de R$ 200,00, com variações que dependem de fatores como pavimento, cobertura da vaga, individualidade do box e tamanho do veículo.
Fonte: A Tribuna (Santos), 11 de dezembro de 2013

Categoria: Mercado

Há vagas (12/12/2013)

O shopping Downtown está investindo R$ 3 milhões em sistema para orientar motoristas no estacionamento do subsolo. Luzes e painéis vão indicar quais das 2.306 vagas estão disponíveis. A implantação de (...)