As obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-55), principal via de acesso ao litoral norte, serão suspensas a partir do dia 20 de dezembro, período em que o trânsito sentido aos quatro municípios da região começa a se intensificar devido às festividades de fim de ano e ao início da temporada de verão. A suspensão deverá ocorrer até o dia 5 de janeiro. Durante o período, a região deverá receber 2,5 milhões de turistas.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Antônio Luiz Colucci, a suspensão foi acertada durante reunião com o presidente da Dersa, Lawrence Casagrande
A duplicação da faixa de rolamento e os acessos às cidades de Jambeiro e Paraibuna estavam previstos para serem entregues ontem, 16, segundo afirmou o governador Geraldo Alckmin nas três vezes em que esteve na região entregando trechos das obras. Na última delas, dia 3 de dezembro, ele entregou trecho da Tamoios que liga ao aeroporto de São José dos Campos.
O prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato, chegou a cogitar a possibilidade de assinar um ofício, com apoio dos demais prefeitos, solicitando ao governo do Estado a paralisação das obras no período. No último feriado prolongado de 15 de novembro, motoristas chegaram a levar até 12h para chegar à região, pois a Dersa não suspendeu as obras, gerando caos tanto na Tamoios, como na Rodovia Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba. Nesta rodovia, o caos se estabeleceu durante 48h.
Operação descida
A Rodovia Oswaldo Cruz poderá receber o sistema de operação descida e subida durante a temporada de verão, a exemplo do que ocorre no complexo Anchieta/Imigrantes, rumo à Baixada Santista. Segundo o prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato, a medida foi solicitada ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para evitar o caos do último feriado. Segundo ele, o órgão deverá responder à solicitação nesta semana.
Além do novo sistema, o Conselho Municipal de Segurança de Ubatuba estuda a implantação de um rodízio "amigo". Segundo o prefeito, não haveria aplicação de multas, apenas a conscientização dos motoristas. "A ideia é organizar a subida e descida dos carros. Placas de 0 a 5 subiriam primeiro, e na sequência os de 6 a 9. A medida não seria punitiva, apenas uma forma de disciplinar o tráfego, permitindo que a rodovia receba metade do fluxo por vez".
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de dezembro de 2013

Garagens verticais ganham impulso (11/12/2013)

Uma lei aprovada recentemente pode amenizar a falta crescente de vagas para estacionamento. A Câmara de Santos reduziu o recuo frontal mínimo para garagens verticais, de 10 para cinco metros. O objeti (...)

Há vagas (12/12/2013)