O controle de acesso de excursionistas à Costa Verde fluminense, que começou no domingo, será mantida até o fim do verão. Segundo nota oficial distribuída ontem (16) pela prefeitura de Angra dos Reis, o controle de acesso à cidade, feito por meio de decreto municipal, existe desde 2005 e é semelhante aos adotados em Mangaratiba e Paraty. As três cidades, contudo, só começaram atuar em conjunto no último domingo, quando 26 ônibus e 30 vans foram barrados por estar com a documentação irregular. A operação foi feita no Trevo de Itacuruçá, na divisa de Itaguaí e Mangaratiba, com fiscais dos três municípios e apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
?A intenção é combater o turismo predatório. Só vamos conseguir isso com o controle da capacidade de cada praia, de cada ilha. Vamos agir com rigor para impedir churrasco na praia e estacionamentos clandestinos, como o que os fiscais descobriram na semana passada na mata da Praia de Garatucaia?, disse a prefeita de Angra, Conceição Rabha.
Segundo ela, a lei 1.522/2005 estabelece as condições para que qualquer cidadão tenha direito de acesso às praias em Angra dos Reis. A taxa de visitação cobrada dos operadores de turismo é de R$ 30 por veículo, com multa para quem descumprir a legislação. A lei também estabelece prazos e condições para que os interessados entrem em contato com a Fundação Municipal de Turismo de Angra (TurisAngra) e obtenham a autorização de acesso. O Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig) fez um estudo, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), para o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde. O secretário-executivo do Consig, Valdir Siqueira, afirmou que a região precisa estabelecer o controle de seus parques e praias, como ocorre em Fernando de Noronha e Bonito (MS).
Fonte: O Globo (RJ), 17 de dezembro de 2013

Garagens verticais ganham impulso (11/12/2013)

Uma lei aprovada recentemente pode amenizar a falta crescente de vagas para estacionamento. A Câmara de Santos reduziu o recuo frontal mínimo para garagens verticais, de 10 para cinco metros. O objeti (...)

Há vagas (12/12/2013)