Parking News

Aconteceu dia 13 a primeira viagem-teste de trem entre a estação Largo Treze e a futura estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do metrô. O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi conferir o trecho, que tem entrega prevista para janeiro de 2014. Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizados testes com o trem no novo trecho. A estação Adolfo Pinheiro, que está com 92% de sua obra civil concluída, funcionará inicialmente com operação assistida (funcionamento gradual com dias e horários determinados, visando à montagem e o ajuste final dos equipamentos), segundo o DCI. "Nós temos hoje 64 estações, essa será a 65ª, com trem moderníssimo, toda segurança, com porta de plataforma automática - não há risco de passageiros caírem na plataforma - e todas as novas linhas virão com esta [porta], muito mais segurança e conforto", afirmou Geraldo Alckmin.
A estação Adolfo Pinheiro vai ter 24 metros de profundidade e cerca de 140 metros de comprimento, e é completamente sustentável. As coberturas metálicas dos acessos são de vidro, o que possibilita a entrada de luz e ventilação natural para a economia de energia. A estação tem toda acessibilidade necessária, com elevadores, rampas de acesso, sanitários exclusivos, piso tátil e comunicação em braille.
Na área externa, haverá intervenções no sistema viário, com alargamento das calçadas e trabalho paisagístico. Ao todo serão mais 26 novos trens que farão o trajeto da Linha 5-Lilás, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. A nova frota vem com dispositivos que reduzem custos de manutenção e colaboram com o meio ambiente como, por exemplo, a utilização de baterias alcalinas e o uso de lubrificantes ecologicamente corretos, que reduzem o desgaste entre as rodas e os trilhos. Os novos trens terão salão contínuo, sem divisão entre os carros. Haverá um amplo corredor de passagem entre um vagão e outro, para que o passageiro se desloque livremente.
Prolongamento da Linha
A Linha 5-Lilás terá 11,5 km de prolongamento, entre o Largo Treze, em Santo Amaro, e a Chácara Klabin. Serão mais 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), além das já existentes Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze.
Fonte: jornal DCI (SP), 13 de dezembro de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Garagens verticais ganham impulso (11/12/2013)

Uma lei aprovada recentemente pode amenizar a falta crescente de vagas para estacionamento. A Câmara de Santos reduziu o recuo frontal mínimo para garagens verticais, de 10 para cinco metros. O objeti (...)

Há vagas (12/12/2013)

O shopping Downtown está investindo R$ 3 milhões em sistema para orientar motoristas no estacionamento do subsolo. Luzes e painéis vão indicar quais das 2.306 vagas estão disponíveis. A implantação de (...)

Rio minui vagas de garagem (16/12/2013)

Medida polêmica e que acompanha a tendência mundial de incentivo ao uso de transporte público, a restrição ao número de vagas para automóveis em novas construções começa a ser implementada no Rio de J (...)


Seja um associado Sindepark