Parking News

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regularizou a circulação de bicicletas elétricas em todo o Brasil. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, determinou as principais especificações das chamadas "e-bikes" vendidas no País, entre elas a que exige que a assistência do motor elétrico seja apenas por meio do pedal. Os modelos devem ter sinalização noturna - dianteira, traseira e lateral -, espelhos retrovisores e uma espécie de buzina. A potência máxima deve ser de 350 Watts e a velocidade não pode passar dos 25 km/h.
De acordo com a nova resolução, o usuário não precisa utilizar um capacete de motociclista - mas o de ciclista. Também não é mais obrigatória a carteira de habilitação na categoria "A", para guiar motocicletas. Dessa forma, o ciclista fica isento do pagamento do seguro obrigatório (DPVAT) para rodar com a e-bike.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, a iniciativa chega em um momento importante. "Diante do trânsito complexo das grandes cidades, o surgimento de mais uma alternativa de transporte é muito bem vinda para a mobilidade do brasileiro. Certamente a regulamentação irá incentivar, também, investimentos das fabricantes e o lançamento de novos modelos?, afirmou.
Fonte: Jornal do Carro, 15 de dezembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Garagens verticais ganham impulso (11/12/2013)

Uma lei aprovada recentemente pode amenizar a falta crescente de vagas para estacionamento. A Câmara de Santos reduziu o recuo frontal mínimo para garagens verticais, de 10 para cinco metros. O objeti (...)

Há vagas (12/12/2013)

O shopping Downtown está investindo R$ 3 milhões em sistema para orientar motoristas no estacionamento do subsolo. Luzes e painéis vão indicar quais das 2.306 vagas estão disponíveis. A implantação de (...)

Rio minui vagas de garagem (16/12/2013)

Medida polêmica e que acompanha a tendência mundial de incentivo ao uso de transporte público, a restrição ao número de vagas para automóveis em novas construções começa a ser implementada no Rio de J (...)


Seja um associado Sindepark