O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Espírito Santo registrou 1.249 acidentes envolvendo bicicletas em 2012, uma média de três atendimentos por dia. Para justificar os acidentes, os motoristas culpam os ciclistas, que, por sua vez, reclamam dos condutores dos veículos. "Os números de acidentes com ciclistas em 2012 representaram um aumento de 17,5% em relação a 2011, mas em janeiro tivemos uma queda de 25%, referente ao mesmo período do ano anterior", explicou o coordenador Antonio Junior.
Utilizar a bicicleta é econômico, faz bem para a saúde e para o meio ambiente, mas é preciso ter atenção no trânsito pra evitar as colisões. O ciclista Julival Messias contou que já foi derrubado e se machucou muito. "Quebrei a clavícula quando o passageiro de um carro abriu a porta e eu bati. Em seguida veio um carro e me fechou", disse Messias.
Para evitar acidentes como o que aconteceu com o Julival, basta seguir o que está no Código do Trânsito Brasileiro. Uma das recomendações é que, em locais onde não há ciclovia, o ciclista deve andar à direita da via, no canto, dividindo espaço com o carro.
Em apenas um dia, a equipe de reportagem da TV Gazeta flagrou várias situações de risco no trecho entre Jardim da Penha e Mata da Praia, em Vitória. Em um dos flagrantes uma mulher pedala falando ao celular e outro ouve música, todos na contramão da direção correta.
Para o membro da Federal Capixaba de Ciclismo, Jefferson Cabral, o ciclista precisa estar mais atento. "A bicicleta é o primeiro veículo que a pessoa aprende a conduzir no trânsito, por isso pensa que sabe andar. Anda na contramão porque acha que vai ver o carro de frente, mas não sabe o perigo que é", disse Cabral.
Dicas de segurança
- Ciclistas devem andar em ciclovias e quando não houver, andar à direita da pista.
- Seguir sempre no sentido da via, nunca na contramão.
- Escolher rotas alternativas com menos movimento.
- Ter cuidado com os veículos parados, já que alguém pode abrir a porta.
- Atravessar na faixa de pedestres.
- Não usar celular ou fones de ouvido para não diminuir a atenção.
- Usar equipamentos de segurança.

Os motoristas devem estar atentos as leis do Código do Trânsito Brasileiro. Os ciclistas andando da forma correta, em ciclovias ou a direita da via, têm preferência sobre os carros, motos, ônibus e caminhões. Além disso, os condutores de veículos devem manter a distância de um metro e meio das bicicletas.
Fonte: portal G1, 17 de fevereiro de 2013

Efícios adaptam vagas a carros GG (17/02/2013)

Como o tamanho das vagas não cresceu na proporção dos veículos, os prédios têm de se adaptar aos carrões da moda. Vale de tudo: chamar arquiteto para estudar nova remarcação das vagas com objetivo de (...)

O pior fevereiro desde 2010 (18/02/2013)