Após privatização, funcionários e prestadores de serviços do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passarão a pagar uma taxa que pode atingir até R$ 200 por mês para deixar o carro estacionado no local. A medida faz parte da nova política de estacionamento implantada depois de a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos assumir definitivamente a gestão do aeroporto, dia 14. Antes da concessão, os trabalhadores do terminal não pagavam para estacionar, destaca o G1.
A empresa informou, por meio de assessoria de imprensa, que o novo sistema de vagas entrou em vigor em fevereiro. O pagamento dos funcionários será no mês de março, quando os terceirizados e prestadores de serviço pagarão o valor de R$ 105 proporcional ao uso em fevereiro. Já as pessoas jurídicas, aquelas com comércio na área interna do aeroporto, pagarão a mensalidade de R$ 150 também equivalente aos dias utilizados.
A partir de março, a cobrança do valor será integral. De acordo com a concessionária, terceirizados e prestadores de serviço pagarão a mensalidade de R$ 140. Já para as pessoas jurídicas o valor será de R$ 200 por mês. A quantia cobrada dos funcionários da Aeroportos Brasil Viracopos será de R$ 20 por mês. A empresa não informou quanto eles pagarão em fevereiro.
Usuários e serviços
Para os usuários do estacionamento, a mensalidade chega a ser inviável. "Além da gasolina que a gente paga, vai ter que pagar o estacionamento também. Eu até acho que devem cobrar pela segurança dos carros, mas R$ 140 é muito caro", diz um dos prestadores de serviço que não quis se identificar.
Ainda de acordo com a Aeroportos Brasil Viracopos, a taxa cobrada dos usuários corresponde aos serviços oferecidos pela empresa que administra o estacionamento; como seguro aos veículos estacionados, auto-socorro, fundo de ressarcimento para pequenos danos, controle de acesso e serviço de van entre os bolsões de estacionamento, terminais e prédios. Desde dezembro de 2012 os estacionamentos de Viracopos são administrados pela empresa Estapar.
Segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, a concessionária disponibiliza ônibus fretado para os funcionários e ressalta que não haverá taxas nem serviços para o estacionamento de motociclistas. A concessionária informa ainda que houve solicitação junto à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para o aumento de linhas de ônibus urbanos e intermunicipais que passam pela região de Viracopos.
Passageiros
Com a nova medida, o valor cobrado dos passageiros na diária do estacionamento é R$ 40. Já para deixar o carro no aeroporto por até 17 horas, o valor cobrado é R$ 7 a primeira hora e R$ 3 para cada hora adicional. A concessionária informa que o último reajuste no estacionamento dos passageiros aconteceu há um ano, e que o reajuste atual foi de 6%.
Fonte: portal G1, 17 de fevereiro de 2013

Categoria: Mercado

Efícios adaptam vagas a carros GG (17/02/2013)

Como o tamanho das vagas não cresceu na proporção dos veículos, os prédios têm de se adaptar aos carrões da moda. Vale de tudo: chamar arquiteto para estudar nova remarcação das vagas com objetivo de (...)