Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) aponta que o Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores (IPVA) arrecadou R$ 26,91 bilhões no ano passado. Segundo a pesquisa do instituto, o gasto com IPVA por habitante resultou em um valor médio obtido de R$ 138,7. Com o estudo, o IBPT avalia que existe uma "guerra fiscal", mesmo que em menor escala, entre os Estados em função das diferentes tributações oferecidas entre eles. Os analistas do IBPT chegaram a tal conclusão ao avaliar que, por exemplo, o Estado do Paraná é o sexto mais populoso do país e possui a terceira maior frota de carros. Essa diferença pode sinalizar uma migração de contribuintes aos Estados que oferecem as menores alíquotas do IPVA, informou, em nota, segundo o Valor Online.
Sem surpresa, a maior arrecadação estimada do IPVA no ano passado ficou com o Estado de São Paulo, que possui a maior frota de veículos, com R$ 11,37 bilhões recolhidos em 2012.
O instituto lembra que o IPVA é o segundo tributo estadual em termos de arrecadação, perdendo apenas para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Fonte: jornal Valor Online, 15 de fevereiro de 2013

Efícios adaptam vagas a carros GG (17/02/2013)

Como o tamanho das vagas não cresceu na proporção dos veículos, os prédios têm de se adaptar aos carrões da moda. Vale de tudo: chamar arquiteto para estudar nova remarcação das vagas com objetivo de (...)

O pior fevereiro desde 2010 (18/02/2013)