Mesmo com a crise financeira mundial, o 63º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, Alemanha, o maior e mais importante do seu segmento, que aconteceu entre os dias 17 e 27 de setembro, superou a expectativa de visitantes. Conforme noticiou o G1, a organização do evento esperava um público de 750 mil pessoas, mas foram registrados cerca de 850 mil visitantes. O salão é realizado a cada dois anos, revezando com o Salão do Automóvel de Paris.
Entre modelos ousados e outros "esquisitos", chamou a atenção um modelo transparente criado apenas para destacar as peças de segurança desenvolvidas pela da empresa de autopeças TRW. O "esqueleto" do carro era 100% em acrílico e permitia ver as rodas, suspensão, eixo dianteiro e traseiro e os retrovisores. Também foi destaque o simpático carrinho elétrico da Renault, o Twizy, que tem na dianteira um display pelo qual o motorista pode enviar mensagens ao trânsito e aos pedestres, inclusive figuras que transmitem sentimentos, como um rosto sorrindo. Desenvolvido pela marca francesa para facilitar a vida urbana, o Twizy leva duas pessoas (uma na frente e outra atrás). O motor elétrico chega a 75 km/h e tem autonomia de 100 km.
Inspirado no modelo clássico da linha da marca francesa, o 2CV, o Revolte não tem nada de antigo, muito menos de simples. A carroceria roxa com branco e o interior revestido em couro preto e veludo vermelho, que segundo a Citroën lembra um lounge, mostram o lado inovador e futurista do modelo. As portas traseiras abrem no sentido inverso e o volante remete a uma nave espacial.
Também atraiu atenção, por ser objeto de desejo de muitos, o Porsche 911 GT3 RS (foto). A fábrica mostrou no Salão essa versão ainda mais agressiva do esportivo 911, que acrescenta mais potência, menos peso e transmissão mais curta do que o modelo convencional.
O motor 3.8 tem 450 cv de potência (15 cv a mais que o 911 GT3). A velocidade máxima do veículo não foi divulgada, mas dá para esperar um desempenho ainda maior do que o GT3 "standard", que faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge 312 km/h.
O modelo será vendido na Alemanha no final do ano e poderá chegar aos Estados Unidos no início de 2010.
Em breve, no Brasil
Várias marcas apostam no mercado brasileiro e confirmam novidades já em 2010. Entre os destaques estão o Renault Fluence, Kia Venga e Audi R8 Spyder.
Apresentado como a novidade do segmento de elétricos da montadora francesa, o Fluence deverá ganhar também uma versão a gasolina, que substituiria o sedã Mégane no Brasil. Com 4,6 m de comprimento, ele já é oferecido no mercado europeu com motores 1.6 litro de 100 cv e 2.0 de 140 cv, nas versões com câmbio manual e automático. Já o monovolume Kia Venga, da montadora sul-coreana, entra no mercado europeu para competir com o concorrente francês C3 (Citroën), o japonês Fit (Honda) e o alemão Meriva (Opel).
Comercializado na Europa no início do ano que vem, o esportivo R8 Spyder chega ao País no segundo semestre de 2010. Derivado do modelo de competição R8, que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, o Spyder é equipado com o motor 5.2 FSI V10 de 525 cavalos de potência. De acordo com a fabricante, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e tem velocidade máxima de 313 km/h. No mercado europeu seu preço ficará em torno de 156 mil euros, o equivalente a R$ 413 mil, sem taxas de importação, o que pode elevar o preço para cerca de R$ 800 mil no Brasil.
Fonte: portal G1, 28 de setembro de 2009

Categoria: Mundo do Automóvel

França vai incentivar carro elétrico (23/09/2009)

Empresas públicas e privadas e órgãos de Estado da França vão adquirir nos próximos meses 50 mil veículos movidos a energia elétrica. O anúncio da oferta de compra foi feito ontem, em Grenoble, no sul (...)