A partir da semana que vem, o corte do imposto sobre produtos industrializados começa a ser retirado gradualmente. Um veículo 1.0, por exemplo, que hoje é isento do IPI, a partir de 1º de outubro terá alíquota de 1,5%. Em novembro, o imposto sobe para 3%, em dezembro para 5% e em janeiro volta para 7%, lembra o portal G1.
O consumidor tem de ficar atento ao prazo de entrega do veículo. Como o IPI é calculado sobre a nota fiscal, se ela for emitida em outubro, o carro virá com o novo valor. Se a ideia é um modelo com teto solar, banco de couro e muitos outros acessórios, o imposto reduzido pode estar ameaçado. Se o que você quer não estiver disponível no pátio da concessionária ou da montadora e ainda precisar entrar na linha de produção, vai sair mais caro.
Pensando nisso, muitas concessionárias montaram uma estratégia. "Nós já aumentamos o estoque justamente para após o término do IPI a gente poder manter esse valor atual. Como o IPI isento no caso da motorização 1.0", explica o supervisor de vendas Giuliano Rosseto.
Fonte: portal G1, 23 de setembro de 2009

França vai incentivar carro elétrico (23/09/2009)

Empresas públicas e privadas e órgãos de Estado da França vão adquirir nos próximos meses 50 mil veículos movidos a energia elétrica. O anúncio da oferta de compra foi feito ontem, em Grenoble, no sul (...)

GDF está de olho nos flanelinhas (28/09/2009)