Empresas públicas e privadas e órgãos de Estado da França vão adquirir nos próximos meses 50 mil veículos movidos a energia elétrica. O anúncio da oferta de compra foi feito ontem, em Grenoble, no sul do país, e seu objetivo é incentivar a adoção de tecnologias limpas pela indústria automobilística e pelos consumidores. Além da renovação da frota, um Fundo Estratégico de Investimentos (FSI), dotado de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 4 bilhões), investirá na produção de baterias e no desenvolvimento da tecnologia.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, o anúncio do programa foi feito pelo ministro da Indústria, Christian Estrosi, durante visita ao Comissariado de Energia Atômica (CEA), da França - o país é basicamente alimentado de eletricidade por usinas nucleares. "Vamos lançar neste outono (primavera no Brasil) vários editais com bases comuns para a compra de 50 mil veículos movidos a eletricidade", anunciou. Estrosi afirmou ainda que negociações estão em curso entre o governo e companhias públicas e privadas para que o número seja elevado a 100 mil veículos nos próximos cinco anos.
Além dessa compra, o governo prepara-se para lançar, em parceria com um consórcio de empresas - entre as quais o grupo Renault-Nissan -, a construção de uma fábrica de baterias de lítio na cidade de Flins, próximo a Paris, que passará de 50 mil baterias por ano em 2011 para 250 mil em 2015.
Entre as companhias engajadas em adquirir frotas de veículos "elétricos" estão empresas como La Poste - a versão francesa dos Correios -, que absorverá sozinha 10 mil automóveis, o equivalente a 25% de seus veículos, até 2013.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 23 de setembro de 2009

GDF está de olho nos flanelinhas (28/09/2009)

Na Quadra 4 do Setor Comercial Sul, um guardador de carros estava com o crachá e com o colete. Já na Quadra 6, nenhum trabalhador usava a identificação. "Já fiz o meu cadastro e agora estou esperando (...)