As montadoras de automóveis norte-americanas apoiaram os apelos pela proibição do uso de mensagens de texto por motoristas, uma questão que vem conquistando atenção do governo do presidente Barack Obama e do Congresso dos Estados Unidos. "É simples bom senso", disse Dave McCurdy, presidente da Alliance of Automobile Manufacturers, uma organização setorial, em conversa telefônica com jornalistas no dia 23 de setembro, uma semana antes do fórum sobre distrações ao volante que o governo norte-americano realizará em Washington. As informações são da Reuters.
A aliança de montadoras representa General Motors, Ford e Chrysler, bem como Toyota, Volkswagen e outras fabricantes estrangeiras de carros.
O setor de comunicação sem fio, incluindo fabricantes de celulares, operadoras de telefonia móvel e algumas empresas de internet representadas pela CTIA-Wireless Association, também acredita que o uso de mensagens de texto seja incompatível com a segurança ao volante.
No ano passado, mais de um trilhão de mensagens de texto foram enviadas e recebidas por aparelhos sem fio, entre os quais celulares e celulares inteligentes, segundo a associação. Não há estatísticas sobre o número de pessoas que usam mensagens de texto enquanto dirigem, afirmou o grupo.
Os dados sobre colisões relacionadas ao uso de mensagens de texto são circunstanciais. Mas McCurdy citou pesquisas do Virginia Tech Transportation Institute, que constatou, em estudo divulgado em junho, que o uso de mensagens de texto ao volante causava mais distração que conversar ao celular ou manipular um objeto.
Fonte: agência Reuters, 24 de setembro de 2009

França vai incentivar carro elétrico (23/09/2009)

Empresas públicas e privadas e órgãos de Estado da França vão adquirir nos próximos meses 50 mil veículos movidos a energia elétrica. O anúncio da oferta de compra foi feito ontem, em Grenoble, no sul (...)

GDF está de olho nos flanelinhas (28/09/2009)