Nas estatísticas por Estado, Minas Gerais mantém a primeira posição no ranking de mortes nas rodovias federais. Foram 1.224 em 2009, 110 a mais do que no ano anterior. Mas o caso mais grave ocorre em Santa Catarina, ressalta a Folha de S. Paulo. Com população, frota, malha viária e economia menores que as de Minas, o Estado do sul apresentou 567 mortos - foram 538 em 2008.
Em um único quilômetro da BR-470 em Santa Catarina, foram registrados 155 acidentes em 2009. Na BR-282, próximo a Florianópolis, houve 95 acidentes no km 4.
Daniel Meira Salvador, que pesquisou os acidentes em Santa Catarina baseado em dados da Polícia Rodoviária, afirma que a BR-101, com somente 20% da malha federal do Estado, concentra metade dos acidentes.
"Em números proporcionais, levando-se em conta o total de acidentes e o tamanho da malha rodoviária federal, o Estado está em primeiro lugar, à frente de Minas Gerais", afirma.
Em São Paulo, onde as principais rodovias da União são privatizadas e apresentam melhores condições, o número caiu de 399 para 383 mortos durante no período.
Os dados estão em um estudo encomendado pelo governo federal. Após um convênio entre os ministérios da Justiça e dos Transportes, os pesquisadores tabularam pontos de concentração, horários, tipo de veículos e condutores envolvidos.
O trabalho relata, inclusive, se as vítimas usavam itens de segurança, como cinto e capacete.
Para Salvador, além de melhorar as condições das estradas, é necessário combater a ocupação das margens das rodovias.
De acordo com ele, até metade dos mortos são atropelados. "Na alta temporada em Santa Catarina, ocorre uma concentração muito grande de turistas no litoral."
Segundo o pesquisador, os projetos de duplicação das estradas, em curso, terão efeito positivo para combater os choques frontais, os acidentes mais graves.
Fonte: Folha de S. Paulo, 20 de setembro de 2010

Luz de alerta (15/09/2010)

Pode pegar um engarrafamento monstruoso, ser alvo de assaltantes ou se envolver num acidente. Não precisava que a lentidão das autoridades contribuísse para aumentar ainda mais esses riscos. Foi o que (...)

Radar dedo-duro entra em operação (16/09/2010)