Abastecer com etanol em vez da gasolina estava vantajoso em 12 Estados e no Distrito Federal, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pela Agência Estado, referentes à semana de 12 a 19 de setembro. O etanol estava competitivo na Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, além do DF.
No Espírito Santo e em Santa Catarina, era indiferente usar álcool ou gasolina no tanque. Nos demais Estados, a gasolina leva vantagem.
No Estado de São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol do País, o combustível apresentava a maior vantagem. Considerando o preço médio da gasolina de R$ 2,409 por litro, o etanol hidratado era competitivo no Estado até R$ 1,6863 e, na média da ANP, o preço em São Paulo ficou em R$ 1,403 por litro. A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores a gasolina.
Segundo o levantamento, em São Paulo o preço do etanol representava 58,24% do da gasolina (até 70% o etanol é vantajoso). Em Goiás, a relação é de 57,04%, em Mato Grosso de 58,31%, no Paraná de 60,59% e em Mato Grosso do Sul de 63,11%. A gasolina está mais vantajosa em Roraima (preço do etanol é 82,56% do valor da gasolina) e no Acre (81,56%).
Fonte: Agência Estado, 17 de setembro de 2010

Luz de alerta (15/09/2010)

Pode pegar um engarrafamento monstruoso, ser alvo de assaltantes ou se envolver num acidente. Não precisava que a lentidão das autoridades contribuísse para aumentar ainda mais esses riscos. Foi o que (...)

Radar dedo-duro entra em operação (16/09/2010)