Vinte e quatro rodovias de São Paulo ganharam, dia 16 de setembro, 42 radares inteligentes, capazes de indicar se o veículo foi licenciado, se é produto de roubo ou furto e se há alguma pendência com a Justiça. Mas a fiscalização só serve para veículos com placa de São Paulo, ressalta o jornal Estado de S. Paulo. O sistema todo ainda não tem convênio com o Registro Nacional de Veículos (Renavam), que é federal e inclui a base de dados de todos os Estados. A promessa é de que essa conexão seja realizada em breve.
Na etapa atual, haverá apenas a verificação se o veículo foi roubado ou furtado ou se apresenta alguma pendência na Justiça paulista. O sistema que entra em funcionamento tem conexão direta e em tempo real com os bancos de dados das Secretarias da Fazenda, dos Transportes e da Segurança Pública, além da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O radar faz a leitura automática das placas e por isso recebeu o apelido de "dedo-duro". Trata-se de um equipamento capaz de ler placas de dois veículos por segundo. O tempo despendido entre a leitura, a checagem de dados e o aviso ao posto policial do possível problema é de 4 segundos. Feito por uma empresa contratada por licitação, o serviço é terceirizado.
Atraso
"O próximo passo agora é fazer a integração com o sistema Renavam e a checagem será com veículos de placas de todos os Estados brasileiros", informou o secretário adjunto de Transportes do Estado, Silvio Aleixo. "Vai ajudar a fazer mapeamento das estradas, com controle do transporte de pessoas e de cargas. É uma ferramenta de gestão", explicou o coronel Jean Charles Oliveira Diniz, comandante da PRE.
Pontos previstos para receber o equipamento
- Anchieta
Km 9,7 (São Bernardo)
- Anhanguera