Parking News

Aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada em 2008, a lei que cria a Zona Azul em Guarujá está sendo reformulada pela Prefeitura. Ela não chegou a ser regulamentada e terá que passar novamente pela apreciação do Legislativo. Segundo dados da Fundação Seade, o Município tem uma frota de 40 mil automóveis, a terceira maior da Baixada. E o número chega a quadruplicar na temporada. Segundo o diretor de Trânsito e Transporte de Guarujá, Wilson Caruso, apenas uma mudança está sendo feita no antigo projeto, de autoria do vereador Arnaldo do Nascimento: a retirada da isenção por até duas horas dos carros licenciados no Guarujá, segundo A Tribuna.
"Eu e o Jurídico da Prefeitura entendemos que isso iria ferir a isonomia entre os motoristas e poderia deixar a lei inconstitucional. Não pode haver diferenciação. A mudança no projeto é para que todos os carros tenham que fazer o pagamento do Estacionamento Regulamentado (ER)."
Ao saber da alteração no projeto por meio de A Tribuna, Arnaldo aprovou a mudança. "Quando elaborei o projeto, coloquei esse detalhe como uma forma de estimular as pessoas a licenciarem o carro na cidade, já que 50% do IPVA fica com o município. Guarujá recebe muitas pessoas da Capital que têm casa de veraneio aqui e, na temporada, utilizam os estacionamentos espalhados pelo município."
Outro objetivo da criação da Zona Azul é dar emprego a jovens matriculados em escolas de Guarujá. "Quando fiz o projeto pensei também no primeiro emprego. Para trabalhar na Zona Azul, os estudantes devem comprovar boas notas no colégio. Com isso, também acabam os flanelinhas."
Pedido antigo
A criação do Estacionamento Regulamentado é um pedido de 25 anos de Hassem Ahmad Hammoud, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vicente de Carvalho. Entretanto, ele afirma que não foi consultado sobre o projeto. "Gostaria de participar dessa discussão, já que perseguimos a Zona Azul desde 1985. A CDL tem que ser ouvida". Ele não sabia, por exemplo, da retirada da isenção para quem licenciasse o veículo em Guarujá. Mas aprovou a mudança.
Regulamentação
Caruso afirma que o projeto de lei está atualmente em análise do Jurídico da Prefeitura. Depois, ele deverá passar pelo crivo dos vereadores para ser sancionado e regulamentado. "Serão feitos estudos com mapeamento dos locais onde haverá Zona Azul". Mas o técnico já adiantou que serão duas zonas, a comercial e a turística. E os valores deverão ficar entre R$ 0,50 e R$ 2,00, no máximo.
Fonte: A Tribuna (Santos-SP), 20 de setembro de 2010

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Luz de alerta (15/09/2010)

Pode pegar um engarrafamento monstruoso, ser alvo de assaltantes ou se envolver num acidente. Não precisava que a lentidão das autoridades contribuísse para aumentar ainda mais esses riscos. Foi o que (...)

Radar dedo-duro entra em operação (16/09/2010)

Vinte e quatro rodovias de São Paulo ganharam, dia 16 de setembro, 42 radares inteligentes, capazes de indicar se o veículo foi licenciado, se é produto de roubo ou furto e se há alguma pendência com (...)

Acostamento vira bolsão de caminhões (16/09/2010)

Enquanto aguardam o fim do horário de restrição, dezenas de caminhões ficam parados no acostamento no início da Marginal do Pinheiros, formando um grande "bolsão" de estacionamento irregular. A situaç (...)

Estacionamento do futuro (20/09/2010)

O desafio de criar espaços para estacionar carros com eficiência, segurança e sem salpicar as grandes cidades de obras feias é enfrentado por muitos arquitetos. O site The Coolist elegeu os 10 melhore (...)


Seja um associado Sindepark