Parking News

Um modelo ultraleve que pode chegar à marca de 102 milhas por galão (o equivalente a 43,36 km/l) está entre os vencedores do Automotive X Prize, uma competição nos Estados Unidos para desenvolver veículos altamente eficientes. O modelo Edison2s "Very Light Car Nº 98" foi um dos ganhadores por seu uso inovador de materiais leves, aerodinâmica superior e custo de produção muito baixo. Oliver Kuttner, o idealizador do carro, disse à Associated Press que o seu preço final é de US$ 20 mil.
O "Very Light Car Nº 98", com capacidade para quatro pessoas, é construído sobre uma estrutura de aço com a maior parte das peças de alumínio. Isso permite que o modelo tenha um quarto do peso de um carro de porte médio. O visual, em forma de gota, se assemelha mais ao de carros de corrida.
As 100 pessoas que participaram do desenvolvimento do projeto optaram por um motor que bebe etanol, ao invés de um modelo elétrico, por causa do peso extra das baterias. De acordo com a equipe, as suas inovações na aerodinâmica e na utilização de materiais leves poderiam ser aplicáveis a qualquer tipo de veículo.
Agora a equipe está focada em tornar o carro mais acessível aos consumidores, sem aumentar o peso ou interferir na economia de combustível. Depois Kuttner procurará parceiros para viabilizar sua produção em série.
Os outros dois vencedores foram o Wave2, um carro elétrico de dois lugares que roda até 187 milhas (300 km) com uma carga, e o E-Tracer 7009, que faz 205 milhas (330 km) a cada recarga. De acordo com a X-Tracer Team, responsável pelo projeto do E-Tracer, o modelo estará disponível para os consumidores dos EUA no próximo ano.
Fonte: agência Associated Press, 16 de setembro de 2010

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Luz de alerta (15/09/2010)

Pode pegar um engarrafamento monstruoso, ser alvo de assaltantes ou se envolver num acidente. Não precisava que a lentidão das autoridades contribuísse para aumentar ainda mais esses riscos. Foi o que (...)

Radar dedo-duro entra em operação (16/09/2010)

Vinte e quatro rodovias de São Paulo ganharam, dia 16 de setembro, 42 radares inteligentes, capazes de indicar se o veículo foi licenciado, se é produto de roubo ou furto e se há alguma pendência com (...)

Acostamento vira bolsão de caminhões (16/09/2010)

Enquanto aguardam o fim do horário de restrição, dezenas de caminhões ficam parados no acostamento no início da Marginal do Pinheiros, formando um grande "bolsão" de estacionamento irregular. A situaç (...)

Estacionamento do futuro (20/09/2010)

O desafio de criar espaços para estacionar carros com eficiência, segurança e sem salpicar as grandes cidades de obras feias é enfrentado por muitos arquitetos. O site The Coolist elegeu os 10 melhore (...)


Seja um associado Sindepark