Em três anos de existência, a Operação Lei Seca já multou mais de 130 mil motoristas na região metropolitana do Rio. Segundo o governo do estado, desde o início da operação, em 19 de março de 2009, até a madrugada do dia 30, os agentes da abordaram 710.683 motoristas, dos quais 130.779 foram multados. Segundo o major Marco Andrade, coordenador da Lei Seca, a conscientização e a fiscalização são fundamentais para o sucesso do projeto. As informações são do G1.
"Nosso objetivo é salvar vidas, por isso, desde o início, fazemos operações de fiscalização nas ruas e de conscientização nas escolas e empresas. O objetivo da ação é mudar hábitos e, para isso, precisamos atuar de forma constante e rotineira", afirma o major, ressaltando que a Lei Seca é realizada de domingo a domingo.
De acordo com o coordenador da operação, os motoristas estão mudando de postura e, em função disso, o índice de pessoas embriagadas abordadas nas operações tem diminuído. "No início do projeto, cerca de 30% dos motoristas que eram submetidos ao etilômetro estavam dirigindo sob efeito de álcool. Hoje, esse índice caiu para 8,3%", ressalta Andrade, lembrando que em 75% dos acidentes de trânsito no Brasil os motoristas sinalizam para o uso de bebida alcoólica. Em 2010, de acordo com o major, foram 40.610 pessoas mortas no trânsito no país.
Detran recolheu carteira de 57.510 motoristas
Segundo Andrade, a Lei Seca não atua somente no caso de motoristas embriagados. "Aplicamos todas as multas inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB)", afirmou o major. Desde que foi criada, os agentes da Lei Seca já rebocaram 31.364 veículos e 57.510 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Os agentes ainda realizaram 638.158 testes com o etilômetro. Totalizando 5.432 condutores que sofreram sanções administrativas e 2.004 criminais.
A operação tem se mostrado significativa e consistente, segundo Andrade. "As ações têm gerado benefícios para a população. Para se ter ideia, nesse carnaval não tivemos nenhum registro de acidente grave na região metropolitana. As pessoas estão começando a ter consciência que não é possível dirigir depois de beber", afirmou.
Segundo estatísticas do Detran, foram registradas 7.194.843 infrações, no mesmo período (março de 2009 a fevereiro deste ano). De acordo com números divulgados no site do órgão, o balanço se refere às 10 maiores infrações cometidas pelos motoristas.
Interior começa a multar
Após três anos de atividade, a Lei Seca vai atuar também no interior do Rio de Janeiro. A partir do feriadão da Semana Santa, segundo o major Marco Andrade, coordenador da Lei Seca, o projeto será expandido, abrangendo todas as regiões do estado. Até hoje, em função da frota superior de veículos, a região metropolitana era o foco das atenções do programa.
"São 5 milhões de veículos no estado do Rio, sendo 2,5 milhões somente na capital. Além disso, 75% dos acidentes de trânsito estão na região metropolitana, por isso atuamos nessas regiões até hoje", explicou o major. Atualmente, o estado do Rio possui uma frota de 5.444.564 veículos nas ruas.
Fonte: portal G1, 30 de março de 2012

Ceagesp aa taxa de estacionamento (29/03/2012)

O edital que estabelece a cobrança de estacionamento de carros e caminhões na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na zona oeste de São Paulo, deveria ser suspenso dia 29 (...)

Roubo de carro cresceu 14% em SP (29/03/2012)