As blitze da lei seca serão mais rigorosas no feriado da Páscoa na capital paulista. Segundo a Polícia Militar, até os soldados do setor administrativo vão sair às ruas para fiscalizar os motoristas. A PM informa que a convocação desses policiais vai representar um aumento de 30% na montagem de bloqueios em regiões com aglomerações de bares. As operações contra quem bebe e dirige têm sido intensificadas desde o começo do ano. De janeiro a 26 de março, 56.593 pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro, um aumento de quase 300% em comparação com o mesmo período do ano passado (14.232), informou O Estado de S. Paulo.
A rigidez na aplicação da lei seca será mantida mesmo após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir livrar de processo criminal os motoristas com suspeita de embriaguez que se recusarem a fazer o teste do bafômetro e o exame de sangue.
Na Páscoa, o alvo principal serão os redutos de restaurantes e casas noturnas, como os bairros de Vila Madalena e Pinheiros, na zona oeste, e Vila Olímpia e Itaim-Bibi, na zona sul. As imediações da Praça Silvio Romero, na zona leste, também estão na lista das operações da PM.
O major Joselito Sarmento de Oliveira Junior, do Comando de Policiamento de Trânsito da Capital (CPTran), explica que o setor de inteligência da PM tem feito estudos sobre locais mais incidentes para poder organizar blitze nesses pontos. O sistema "drive-thru", em que o motorista nem precisa estacionar o carro para soprar, também tem agilizado os bloqueios. "Isso foi fundamental para aumentar o número de pessoas submetidas ao teste", conta o oficial.
Apesar de negar que exista uma "escolha" na hora de parar possíveis infratores, a PM explica que os homens ainda são 76,6% dos motoristas parados para fazer o teste do bafômetro. De cada dez pessoas que recebem muita por embriaguez ao volante, três são mulheres.
Equipamentos
Para garantir a formação de bloqueios, o CPTran tem, além dos bafômetros tradicionais, 86 equipamentos chamados "passivos", aparelhos que estavam em teste desde o ano passado e que detectam se o condutor bebeu, sem que ele precise assoprar um canudo.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 29 de março de 2012

Ceagesp aa taxa de estacionamento (29/03/2012)

O edital que estabelece a cobrança de estacionamento de carros e caminhões na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na zona oeste de São Paulo, deveria ser suspenso dia 29 (...)

Roubo de carro cresceu 14% em SP (29/03/2012)