"É como andar de bicicleta com os pneus murchos. Fazemos muito mais força para pedalar. Com o motor acontece a mesma coisa. Quando os pneus não estão calibrados com a pressão correta, o motor necessita de muito mais força para movimentar o veículo, o que gasta mais combustível, mais pneus e, por consequência, polui mais", afirma o supervisor de Engenharia da rede DPaschoal, Eliel Bartels.
Além de gastar mais com gasolina ou álcool, a falta de calibragem e de alinhamento periódico reduz a vida útil dos pneus em 25.
Andar com pneus off-road na cidade também aumenta o consumo de combustível, além de diminuir a segurança dos ocupantes, já que, como ele possui ranhuras maiores, tem uma área menor de contato com o solo, o que provoca uma queda na ação de frenagem.
Fazer o rodízio dos pneus também é importante. Em veículos com tração dianteira, os que estão na parte da frente costumam se desgastar mais rapidamente, e o rodízio a cada 8 mil km pode fazer com que todos tenham um desgaste uniforme.
Fonte: site InfoMoney, 22 de janeiro de 2009