Parking News

São 33 milhões de carros circulando nas cidades brasileiras. Em média, é um automóvel para cada cinco pessoas. Se tem carros demais, faltam vagas nas ruas. Por causa da falta de espaço e da maior segurança, muita gente prefere estacionamentos privados. Mas a sensação de segurança não existe mais para um homem com quem a reportagem do G1 conversou e que preferiu ficar anônimo. Ele foi levado por três bandidos armados de dentro de um estacionamento e só foi solto num matagal. Dias depois, o carro foi encontrado totalmente depenado. "O estacionamento tem sua parcela de culpa e, como responsável, deve pagar e diminuir o prejuízo do cliente", ele afirma.
O estacionamento onde ocorreu o crime tinha placas eximindo a empresa de responsabilidade pelos veículos - o que, para a Justiça, não tem validade. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o dono do estacionamento, seja ele pago ou não, é obrigado a responder por todos os danos causados ao veículo.
Para conseguir uma indenização, o cliente deve guardar o comprovante de estacionamento, uma nota fiscal ou apresentar testemunhas.
Para se resguardar de prejuízos, o dono de um estacionamento em Fortaleza investiu em câmeras e seguros contra furtos. "Nossa câmera tem condição de mostrar se o carro foi batido dentro ou fora do estacionamento, por exemplo", diz Luciano Cavalcante. Num hotel da cidade que oferece o serviço de manobrista, o funcionário faz uma vistoria no carro antes de estacionar.
Quando o carro é danificado nas vagas administradas pelas prefeituras, a questão é mais controversa, mas há decisões isoladas da Justiça que reconhecem o direito ao consumidor.
Fonte: portal G1, 22 de janeiro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Motoristas reclamam de "flanelões" (18/01/2009)

O leitor do Mogi News (SP) Monseuto Araújo de Castro enviou e-mail à redação para manifestar sua preocupação em relação à atuação dos guardadores de carros (flanelões) que atuam numa área de estaciona (...)

Trânsito (23/01/2009)

Os restaurantes da rua Amaury, no Itaim, em São Paulo, uniram-se para apaziguar o trânsito do local, intensificado pelos estacionamentos com manobristas, relata a Folha de S. Paulo. A primeira reunião (...)

Mauá está sem radares há 17 meses (23/01/2009)

Sem radares eletrônicos para o controle de velocidade e de semáforo desde agosto de 2007, o trânsito nas principais ruas e avenidas de Mauá pode continuar por muito tempo ainda sem o auxílio dos equip (...)

Após Copom, juros bancários caem (22/01/2009)

Minutos depois do anúncio de redução de um ponto porcentual na taxa Selic, para 12,75% ao ano, promovida dia 22 de janeiro pelo Comitê de Política Monetária (Copom), Bradesco, Itaú, Unibanco, Banco do (...)

Fura Fila atrasado (22/01/2009)

A entrega do terceiro trecho do Fura Fila (atual Expresso Tiradentes), que vai ligar o Ipiranga à Vila Prudente, está mais uma vez atrasada. O prefeito Gilberto Kassab disse que concluiria o trecho 3 (...)

Pedágio segue com briga na Justiça (22/01/2009)

A advogada Carmem Patrícia Coelho Nogueira e seu filho, o estudante César Augusto, entraram com um agravo no Tribunal de Justiça, dia 20 de janeiro, pedindo a volta da liminar que proíbe a cobrança de (...)


Seja um associado Sindepark