Uma pesquisa feita em Niterói serve de alerta para todo mundo. O estudo mostrou que os pedestres são as maiores vítimas do trânsito. Os atropelamentos acontecem, principalmente, no centro da cidade, conforme mostrou reportagem do DFTV. A faixa de pedestres está bem na frente, mas um rapaz e uma mulher preferem atravessar no meio da rua, bem perto dos ônibus. Mais à frente, outras pessoas fazem o mesmo. E não falta desculpa para tanta imprudência. "Estou com pressa de ir para casa", disse um rapaz.
E quando o sinal está quase fechando aparece aquela famosa corridinha. É a hora de apressar o passo para ver se dá tempo de chegar do outro lado.
Mas a imprudência ou mesmo a falta de atenção, tanto por parte dos pedestres, quanto dos motoristas, pode provocar acidentes. Segundo uma pesquisa divulgada pela Prefeitura de Niterói, entre janeiro e outubro de 2009, os pedestres foram as maiores vítimas de trânsito do município. Os casos de atropelamento registraram o maior número de vítimas fatais ou em estado grave: foram 260 ocorrências.
O estudo também mostrou que o local mais perigoso para o pedestre fica na Avenida Visconde do Rio Branco, bem em frente à estação das barcas. E foi neste local que a reportagem do RJTV encontrou vários exemplos de desrespeito à lei.
O respeito às leis de trânsito pode ajudar tanto quem está ao volante quanto quem está a pé. Mesmo com a correria do dia a dia, vale a pena ter mais atenção e cuidado na hora de atravessar a rua.
Fonte: RJTV 1ª Edição, 28 de novembro de 2009

Juiz nega desligamento de radares (26/11/2009)

A 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba negou dia 25 de novembro pedido do Ministério Público (MP) para que os radares eletrônicos (pardais) de velocidade em operação na capital paranaense fossem ime (...)

Advertência aos espertinhos (28/11/2009)