Com a alta nos preços do álcool, causada pelas chuvas acima da média e pelo aumento da demanda de açúcar no mercado internacional, o álcool combustível está competitivo no tanque dos carros flex de apenas 5 dos 26 Estados mais o Distrito Federal. A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% do motor a gasolina, lembra o portal G1.
De acordo com o último relatório da Agência Nacional de Petróleo (ANP), referente à semana encerrada em 21 de novembro, a alta do preço do etanol nos postos fez com que a vantagem recuasse em relação ao mesmo período do mês de outubro, quando o álcool era mais vantajoso em 14 Estados.
Segundo a ANP, o etanol permanece vantajoso em Goiás, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins. Já a gasolina está mais competitiva em 20 Estados. Em Pernambuco e Rondônia, o uso de etanol ou gasolina nos tanques dos veículos é indiferente.
Segundo a ANP, nesta semana, o preço mínimo registrado para o álcool foi de R$ 1,29 por litro no Estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 2,99 no Acre. Na média de preços, o menor foi o de Mato Grosso, a R$ 1,457 por litro e o maior preço médio foi registrado no Amapá, a R$ 2,185 por litro.
O levantamento também revela que os preços médios do etanol combustível subiram nos postos de 15 Estados no período analisado e caíram em 12.
Fonte: portal G1, 24 de novembro de 2009

Juiz nega desligamento de radares (26/11/2009)

A 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba negou dia 25 de novembro pedido do Ministério Público (MP) para que os radares eletrônicos (pardais) de velocidade em operação na capital paranaense fossem ime (...)

Advertência aos espertinhos (28/11/2009)