No Nordeste há filas para fazer a prova prática, constata reportagem do Hoje em Dia. No Detran de Teresina (PI) não adianta espernear. As filas são grandes todo dia para tirar a primeira habilitação. A contadora Nídia Lima, por exemplo, contou que está tentando fazer a prova de percurso e baliza desde setembro e está com medo de perder o prazo. Em São Luís, mais de 24 mil candidatos estão vivendo a mesma aflição. É uma corrida contra o calendário. São pessoas que se matricularam nas autoescolas antes de 31 de dezembro de 2008, para tentar escapar das novas regras que passam a vigorar em 2010.
Até ano passado, para virar motorista era preciso fazer 30 horas de aulas teóricas e outras 15 práticas. Agora são 45 horas de teoria e outras 20 dirigindo o veículo pelas ruas.
Os candidatos que iniciaram os processos em dezembro passado têm somente um mês para concluir a prova escrita e passar na prova prática. Caso contrário vão ter de voltar à escola e começar tudo de novo.
Em São Luís, só com a estrutura que já havia, o Detran percebeu que seria impossível atender todos os candidatos desesperados. Foi preciso então escolher mais um local para os testes. Por dia o Detran de São Luís aplicava 420 testes. Para dar conta de toda demanda agora são 600 diariamente.
O candidato que fizer a prova depois do dia 10 de dezembro tem de passar no teste. Se for reprovado, terá de marcar uma nova prova. O problema é que por causa do recesso de fim de ano esse novo exame só será realizado em janeiro, quando as novas regras já estarão em vigor.
Fonte: jornal Hoje em Dia, 28 de novembro de 2009

Juiz nega desligamento de radares (26/11/2009)

A 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba negou dia 25 de novembro pedido do Ministério Público (MP) para que os radares eletrônicos (pardais) de velocidade em operação na capital paranaense fossem ime (...)

Advertência aos espertinhos (28/11/2009)