O atropelamento de um idoso na manhã de 9 de outubro, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, aumenta uma estatística preocupante: o número de mortes no trânsito voltou a crescer. A caminhada diária de Rudolf Lessak, de 80 anos, foi interrompida quando um carro avançou sobre a calçada. O idoso morreu na hora. Segundo testemunhas, a motorista tentou fugir. De acordo com o delegado, a mulher deve responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Mas, como não tem carteira de motorista e atropelou a vítima em cima da calçada, a pena pode ser maior, de até seis anos de prisão, informou o RJTV.
As mortes no trânsito do Rio voltaram a crescer, depois de três anos de queda. Em 2010 foram 2,4 mil. Quase 30% provocadas por atropelamentos. Em 2011, o Corpo de Bombeiros já registrou quase 8,3 mil atropelamentos no Estado. Uma média de 30 por dia, com 174 mortes. De acordo com o Instituto de Segurança Pública, as principais vítimas desse tipo de acidente de trânsito são idosos e crianças.
Fernando Diniz perdeu um filho de 20 anos num acidente de carro. Hoje, é presidente da ONG Trânsito Amigo, que luta para diminuir a violência no trânsito. Para ele, a punição tem que ser mais severa.
"Não é justo que pessoas que tiram uma vida permaneçam no dia seguinte trabalhando, estudando, ou mesmo conduzindo. Então fica uma mensagem muito simples de um pai órfão de filho: faça sua parte de forma responsável no trânsito, antes que você possa vir a ser a próxima vítima", disse.
A Secretaria de Governo do Rio informou que continua trabalhando na prevenção de acidentes, com palestras em escolas e universidades e com a operação Lei Seca. Desde 2009, 46,6 mil motoristas tiveram a carteira de habilitação apreendida.
Fonte: programa RJTV (Rede Globo), 10 de outubro de 2011

Anchieta-Imigrantes tem mais mortos (13/10/2011)

O sistema Anchieta-Imigrantes convive com uma escalada de vítimas em 2011. Embora os acidentes tenham caído 14% de janeiro a setembro deste ano, estão mais graves: houve 19% mais mortos (92) e 31% mai (...)

Sinal vermelho nos estacionamentos (18/10/2011)