Um lote de 150 ônibus de Belo Horizonte terá sensores infravermelhos nas portas e nos degraus até o fim deste ano para medir a quantidade de passageiros embarcados nos veículos e tentar coibir a superlotação, principalmente em horários de pico. A promessa foi anunciada pela BHtrans (empresa que gerencia o trânsito na capital mineira), e esses primeiros ônibus que vão dispor do equipamento servirão como balizadores para a extensão ao restante da frota da cidade, calculada em 2.990 veículos, até 2013.
Segundo o UOL Notícias, o diretor de desenvolvimento e implantação de projetos da empresa, Daniel Marques Couto, disse que a o contrato permissionário entre a prefeitura e as empresas que exploram o serviço do transporte público prevê o limite de cinco pessoas em pé por metro quadrado no horário de maior fluxo de passageiros. Fora do período de pico, é permitido grupo de três viajantes no mesmo espaço. Atualmente, 1,5 milhão de pessoas utilizam o transporte público diariamente.
"Os ônibus de Belo Horizonte estão recebendo um conjunto de equipamentos que compõe o City Bus, um sistema inteligente de transporte. Esse conjunto tem o objetivo de melhorar a regularidade do serviço, o conforto dos passageiros e gerar informações para os usuários nos pontos de ônibus", frisou.
O custo da instalação dos equipamentos, segundo a assessoria da BHtrans, será bancado pelas concessionárias, porque já estava prevista na licitação da qual as empresas participaram com vistas à exploração do serviço.
De acordo com Couto, as empresas que descumprem o limite máximo de passageiros estão sujeitas a multa de R$ 174, que dobra em caso de reincidência. Conforme o diretor, há também uma tabela de pontos de infrações na qual a empresa, caso atinja o limite máximo de penalidades (80 pontos por veículo ao ano), pode ser alvo de processo de cassação da licença para operar na capital mineira.
Fonte: UOL Notícias, 11 de outubro de 2011

Anchieta-Imigrantes tem mais mortos (13/10/2011)

O sistema Anchieta-Imigrantes convive com uma escalada de vítimas em 2011. Embora os acidentes tenham caído 14% de janeiro a setembro deste ano, estão mais graves: houve 19% mais mortos (92) e 31% mai (...)

Sinal vermelho nos estacionamentos (18/10/2011)