A taxa da inspeção veicular ambiental não vai diminuir de R$ 61,98 para R$ 49,30 neste mês, conforme havia anunciado a Prefeitura. Estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que considera "justa" a redução da tarifa e havia sido usado por Gilberto Kassab como base para a redução, foi contestado pela Controlar, empresa responsável pela inspeção, e a promessa emperrou, informa o Jornal da Tarde. O documento da Fipe foi elaborado, a pedido da Prefeitura, para avaliar se os valores cobrados estavam acima do previsto no contrato com a Controlar, assinado em 1996 e investigado pelo Ministério Público Estadual.
Esse "reequilíbrio econômico-financeiro" é possível no acordo assinado entre a concessionária e a Prefeitura. Após o estudo da Fipe, divulgado pelo Estado em agosto, duas datas foram anunciadas para redução da taxa. Inicialmente, o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, falou em setembro. Em seguida, o prefeito Gilberto Kassab a prometeu para outubro. Mas a mudança não saiu do papel e não há mais tempo para que ocorra neste mês, pois ainda precisaria ser publicada no Diário Oficial da Cidade.
O diretor-presidente da Controlar, Harald Peter Zwetkoff, disse que a empresa não recebeu o estudo completo da Fipe - apenas o processo administrativo. "Nessa parte, percebemos alguns equívocos, tanto de conceito quanto matemático. Fizemos as considerações e aguardamos um novo estudo da Fipe para abrir uma etapa de discussão até chegarmos a um acordo. Essa fase não foi iniciada ainda", explica. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, por sua vez, disse que não há prazo para a Fipe analisar as ponderações da Controlar. E só depois disso poderia ocorrer a redução.
Fonte: Jornal da Tarde, 13 de outubro de 2011

Anchieta-Imigrantes tem mais mortos (13/10/2011)

O sistema Anchieta-Imigrantes convive com uma escalada de vítimas em 2011. Embora os acidentes tenham caído 14% de janeiro a setembro deste ano, estão mais graves: houve 19% mais mortos (92) e 31% mai (...)

Sinal vermelho nos estacionamentos (18/10/2011)