A falta de vagas em estacionamentos públicos é um problema antigo e está atormentando quem trabalha ou precisa frequentar o centro de Brasília. "É cada vez mais complicado conseguir estacionamento na região. A gente roda, roda, e não tem estacionamento", conta o servidor público André Júlio Leal à reportagem do DFTV.
Em alguns pontos da cidade não tem vaga nem segurança. Um exemplo são os estacionamentos em frente ao Parque da Cidade. No local, o que não falta é história de motorista furtado ou roubado. "Nesse estacionamento mesmo eu já tive problema com flanelinha", conta um motorista.
"Realmente a gente fica com receio de qualquer coisa que deixar dentro do carro, tem que esconder ou tem que levar. Porque, se você esquecer, com certeza, eles podem furtar. Está faltando segurança e a gente não vê policiamento, não vê nada", diz o bancário Wilson Xavier Santos.
Os furtos em veículos também são frequentes nos estacionamentos da Torre de TV, um dos principais pontos turísticos da capital do País. Além dos visitantes que param os carros no local, quem trabalha por perto tem procurado outros lugares para estacionar.
A Torre de TV era uma opção para o administrador Wilson Casalato, mas há duas semanas ele teve o carro arrombado e mudou de estacionamento. "Tem que deixar o carro mais longe, onde supostamente é mais seguro. Também não sei se é seguro ou não. E se for pagar aluguel é muito caro, cerca de R$ 250 a R$ 300 por mês. É complicado", conta.
Entre janeiro e junho deste ano, a Polícia Civil já registrou 5.017 mil furtos em veículos no DF. São 50 registros a mais que no mesmo período do ano passado.
O delegado da 5ª Delegacia de Polícia, Paulo Rosseto, responsável pela área central de Brasília, diz que tem intensificado a repressão a furtos. "Vamos alternando as viaturas, e os policias não estão vestidos com a roupa da Polícia Civil. Eles vão ficar entre a população, ou seja, não serão percebidos pela população, só na hora das prisões"`, afirma.
Fonte: programa DFTV 1ª Edição (TV Globo), 6 de outubro de 2010

Marginais ganharão mais 91 radares (12/10/2010)

Em dois anos, as Marginais do Tietê e do Pinheiros terão mais 91 radares e 20 pontos de câmeras de vídeo ao longo de todo o percurso, que permitirão fiscalização total e online. Serão 16 pontos de alt (...)

CPTM bate recorde de passageiros (11/10/2010)