As marginais Pinheiros e Tietê terão controle de entrada por meio de 16 semáforos instalados em seus acessos. As pistas também contarão com monitoramento de câmeras 24 horas por dia. A repaginação das vias deverá ser concluída em dois anos, prevê a Dersa, empresa estadual de transportes. Os 16 semáforos inteligentes estarão em acessos como o da ponte Tatuapé, na Tietê sentido Castello Branco, e na av. Juscelino Kubitschek com a Nações Unidas, na Pinheiros sentido Interlagos. A variação do tempo entre o vermelho e o verde será comandada pelo sistema de monitoramento.
Segundo a Folha, ainda não se sabe quanto tempo os semáforos ficarão fechados. Para Julyver Modesto, da associação de profissionais do trânsito, de modo geral, a instalação de semáforos inteligentes em acessos às marginais pode resolver apenas problemas pontuais. "As áreas dos acessos podem ficar congestionadas. Esse tipo de solução necessariamente precisa ser conjugado a outros fatores, como rotas alternativas divulgadas com antecedência", afirma.
O custo para execução do projeto não foi divulgado, mas ele já foi batizado de Sistema de Supervisão e Informação das Novas Marginais.
Câmeras
Além dos semáforos, o edital prevê a instalação de 20 câmeras nas marginas, 16 na Tietê e quatro na Pinheiros. Elas vão monitorar a fluidez de tráfego e eventuais acidentes. Também serão instalados 91 radares para detectar problemas como veículos quebrados e alagamentos. Caso os prazos do edital sejam cumpridos, daqui a dois anos quem trafegar pelas marginais também terá à disposição mais 34 painéis eletrônicos, que informarão as condições da pista e a existência de obras no caminho.
O pacote inclui 49 sensores de altura para caminhões nas marginais a fim de evitar acidentes nas pontes. Caberá à CET coordenar esse aparato tecnológico em duas centrais.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de outubro de 2010

Marginais ganharão mais 91 radares (12/10/2010)

Em dois anos, as Marginais do Tietê e do Pinheiros terão mais 91 radares e 20 pontos de câmeras de vídeo ao longo de todo o percurso, que permitirão fiscalização total e online. Serão 16 pontos de alt (...)

CPTM bate recorde de passageiros (11/10/2010)