Segundo a Folha, ainda não se sabe quanto tempo os semáforos ficarão fechados. Para Julyver Modesto, da associação de profissionais do trânsito, de modo geral, a instalação de semáforos inteligentes em acessos às marginais pode resolver apenas problemas pontuais. "As áreas dos acessos podem ficar congestionadas. Esse tipo de solução necessariamente precisa ser conjugado a outros fatores, como rotas alternativas divulgadas com antecedência", afirma.
O custo para execução do projeto não foi divulgado, mas ele já foi batizado de Sistema de Supervisão e Informação das Novas Marginais.
Câmeras
Além dos semáforos, o edital prevê a instalação de 20 câmeras nas marginas, 16 na Tietê e quatro na Pinheiros. Elas vão monitorar a fluidez de tráfego e eventuais acidentes. Também serão instalados 91 radares para detectar problemas como veículos quebrados e alagamentos. Caso os prazos do edital sejam cumpridos, daqui a dois anos quem trafegar pelas marginais também terá à disposição mais 34 painéis eletrônicos, que informarão as condições da pista e a existência de obras no caminho.
O pacote inclui 49 sensores de altura para caminhões nas marginais a fim de evitar acidentes nas pontes. Caberá à CET coordenar esse aparato tecnológico em duas centrais.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de outubro de 2010