A indústria automobilística melhorou as previsões para a produção e exportações de veículos em 2010, na esteira de uma recuperação da demanda no Exterior, sobretudo por veículos desmontados. A previsão da Anfavea sobre a produção brasileira de veículos subiu de 3,39 milhões para 3,6 milhões de unidades, o que corresponde a um avanço de 13,1% em relação ao volume de 2009. A informação foi divulgada pelo Valor Online.
Já a expectativa para as vendas externas de veículos subiu de 620 mil unidades para 750 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Esse número corresponde a um acréscimo de 57,9% sobre as exportações de 2009 e também supera os volumes de 2008, ano em que o setor vendeu 734,6 mil unidades ao Exterior.
Em valores, a indústria automobilística prevê exportar US$ 12,8 bilhões neste ano, excedendo a meta anterior, de US$ 12,4 bilhões. Durante entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, ressaltou que essa revisão acompanha uma melhora nas compras dos veículos desmontados - conhecidos como CKDs - por países em recuperação. Na avaliação dele, seria melhor crescer as exportações por meio de veículos já montados, onde há maior valor agregado.
Apesar das previsões mais otimistas, as montadoras têm destinado menor parcela de sua produção ao mercado externo nos últimos anos. As exportações, que chegaram a representar 30,7% da produção em 2005, correspondem hoje a 14,6% do total. No entanto, o setor assiste a um avanço dos carros importados no mercado nacional, cuja participação subiu de 5,1% em 2005 para 18,1% do mercado neste ano.
Belini atribuiu a situação a um maior interesse das montadoras estrangeiras no mercado brasileiro - quarto maior do mundo - diante de um excesso de oferta no mercado internacional.
As projeções da Anfavea apontam para importações de 643 mil veículos no Brasil neste ano. A maior parte - 401 mil unidades - virá de países em que o Brasil possui acordo comercial (Mercosul e México). Nesse caso, não há aplicação de alíquotas de importação. Em 2009, foram vendidos no País 488,9 mil veículos importados.
Fonte: jornal Valor Online, 7 de outubro de 2010

Marginais ganharão mais 91 radares (12/10/2010)

Em dois anos, as Marginais do Tietê e do Pinheiros terão mais 91 radares e 20 pontos de câmeras de vídeo ao longo de todo o percurso, que permitirão fiscalização total e online. Serão 16 pontos de alt (...)

CPTM bate recorde de passageiros (11/10/2010)