O Centro de Experimentação e Segurança Viária - Cesvi Brasil - divulgou os dados preliminares da pesquisa "Levantamento e análise da mortalidade decorrente de acidentes de trânsito no Brasil". Segundo divulgou a MotorZine, os dados apresentados correspondem à primeira parte do levantamento feito entre 1996 e 2008, contabilizando as informações sobre mortalidade de todos os Estados do País, em conjunto com números oficiais sobre a frota de veículos e dados populacionais.
Na pesquisa foi possível verificar uma significativa redução no número de vítimas fatais com a implantação do Código Brasileiro de Trânsito, que reduziu as mortes em 13% logo no primeiro ano. Entretanto, no período de 2000 a 2007 ocorreram aumentos nas vítimas de alguns acidentes em específico. Em 2007 morreram 8.118 motociclistas, três vezes mais do que em 2000, e o número de ciclistas vitimados dobrou no mesmo período.
O levantamento também considerou as faixas etárias dos envolvidos em acidentes. A faixa entre 40 e 59 anos registrou o maior aumento súbito nas fatalidades, chegando a 9.599 mortos, um crescimento de 66% entre os anos de 2007 e 2008.
A vigência da Lei Seca ainda não é uniforme em todo o País, devido a diferenças na fiscalização e consciência pública do problema. Alguns Estados já registraram uma queda de até 30% nos acidentes fatais envolvendo motoristas alcoolizados, como o Rio de Janeiro. Mas o número nacional ainda gira em torno dos 2% de redução nas fatalidades relacionadas ao álcool, entretanto, o Cesvi ressalta que os números de 2008, ano de implantação da Lei Seca, ainda são preliminares e sujeitos a mudanças.
Fonte: MotorZine, 5 de outubro de 2010

Marginais ganharão mais 91 radares (12/10/2010)

Em dois anos, as Marginais do Tietê e do Pinheiros terão mais 91 radares e 20 pontos de câmeras de vídeo ao longo de todo o percurso, que permitirão fiscalização total e online. Serão 16 pontos de alt (...)

CPTM bate recorde de passageiros (11/10/2010)