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Uma decisão da GM, em 2009, pôs fim a 83 anos de altos e baixos: a trajetória da Pontiac. A produção da montadora americana deve ser encerrada este ano, quando terá 84 anos. A crise financeira mundial foi a culpada pelo fim da Pontiac, destaca reportagem do site Motorpasion.
A marca Pontiac surgiu muito antes de 1926, quando começou a produzir carros. Em 1893 era fundada nos Estados Unidos uma fábrica de carruagens chamada Pontiac, que em 1926 foi comprada pela General Motors e a partir daí começou a produzir automóveis.
Os carros que foram produzidos pela Pontiac nos primeiros anos em que pertencia à GM eram de seis cilindros em linha, porém custavam o mesmo que concorrentes com motores de quatro cilindros, menos potentes. A estratégia da Pontiac era, portanto, oferecer mais por menos.
Algum tempo depois, a Pontiac iniciou a produção de carros com motores oito cilindros em linha. O ponto forte desse motor era o custo, mais baixo que os concorrentes que utilizavam motores de oito cilindros em V, porém, o motor em linha era mais pesado e desenvolvia potência inferior.
Devido à introdução de uma caixa automática em 1948 e ao surgimento da classe jovem com nível de vida mais elevado, as vendas da Pontiac começaram a aumentar. No começo dos anos 50 a marca renovou sua gama com uma nova geração de modelos, mais elegantes, que possuíam para-brisa em peça única como um dos diferenciais.
Em 1955 o visual dos modelos da Pontiac passou por nova modificação, mas a principal mudança estava sob o capô dos Pontiac, um novo motor V8 que gerava 179 cavalos. No ano seguinte a marca mudou de presidente e de pensamento. Os carros agora seriam esportivos, com maior comprimento e menor distância em relação ao solo.
Em 1961 a Pontiac modificava um pouco seus modelos, mas tendo como objetivo a melhora do desempenho. Em 1964 o Pontiac GTO era lançado, talvez o carro mais famoso da marca até hoje, juntamente com o Firebird. Ele foi considerado o primeiro verdadeiro muscle car e iniciou uma febre por esse tipo de modelo.
Outras marcas seguiram a tendência criada pela Pontiac. A Ford, por exemplo, aproveitou isso e lançou nos anos seguintes o Mustang, que tinha estilo de muscle car, porém era menor, ficando conhecido como pony car. Outros pony cars eram o Chevrolet Camaro, o Dodge Challenger, entre outros.
Outro modelo muito famoso da Pontiac lançado naquela época foi o Firebird, que possui motores bastante potentes e firmava a Pontiac como montadora de esportivos. O Firebird conquistou uma legião de fãs que estão espalhados pelo mundo e que certamente irão conservar a memória desse clássico americano.
Com a recente onda de reviver carros do passado, a Ford lançou o Mustang com estilo retrô, o mesmo caminho foi seguido pela Chevrolet, com o Camaro, e pela Dodge, com o Challenger. Muitos aguardavam ansiosos por um novo Firebird, mas infelizmente, com o anunciado fim da Pontiac, isso não passou de um sonho.
A crise do petróleo dos anos 1970 fez a Pontiac parar com a produção de modelos potentes e beberrões. As fábricas que produziam os esportivos passaram a produzir modelos menores e mais econômicos. Com isso a montadora começou a perder a identidade que havia conquistado.
Nos anos 80 foi lançado o primeiro Pontiac com tração dianteira, o Pontiac Phoenix. A partir disso o número de carros da Pontiac que saíam da fábrica com tração traseira começou a diminuir. Em 1982 a nova geração do Firebird marcou o regresso da marca ao mercado de carros de alto desempenho.
As vendas da Pontiac só voltaram a ser boas em 1984, quando foi lançado o Fiero, um coupé com motor quatro cilindros e que depois ganhou um V6 de 140 cavalos. O carro era pequeno e oferecia bom desempenho por um preço acessível.
No final dos anos 80 e início dos anos 90 dois importantes equipamentos de segurança começaram a ser de série nos Pontiac, o ABS e o airbag. As plataformas compartilhadas entre várias marcas do grupo GM fez com que a identidade da Pontiac continuasse a se perder.
Em 2001 era lançado o Pontiac Aztek, um crossover com desenho de gosto muito discutível que foi um fracasso e acabou trazendo grande prejuízo para a Pontiac. Em 2004 o GTO voltou a aparecer na gama Pontiac, porém era apenas uma adaptação do Holden Monaro.
Em 2005 foi lançado o Solstice, um simpático roadster compacto que compartilha plataforma com o Opel GT e o Saturn Sky. Em 2008, o Solstice ganhou uma variação coupé com teto removível, do tipo targa.
Atualmente, além do Solstice, a Pontiac tem em sua gama de produtos o compacto G3, o sedan grande G8, a família média G6, composta pelo sedan, coupé e conversível. O coupé G5, o crossover Torrent e o Vibe, uma mistura de hatch com minivan.
O número de pessoas de ficaram tristes com esse fim trágico para a Pontiac não é pequeno. Talvez aqui no Brasil e em alguns outros países não existam tantos fãs da Pontiac, mas nos EUA certamente ela deixará muitos fãs órfãos. Esperamos que, um dia, a Pontiac volte a produzir automóveis, e que esse dia não demore muito a chegar.
Fonte: site motorpasion.com.br, maio de 2009

Categoria: Mundo do Automóvel


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