Encontrar motorista em local irregular não é tão difícil no centro de Brasília. Foi o que ocorreu dia 7 de julho, quando o Detran multou 243 pessoas que ignoravam a placa de proibido estacionar. Foi um corre-corre no estacionamento do Tribunal de Justiça. Era motorista desesperado para tirar o carro de local proibido, mas já era tarde demais, constatou reportagem do Bom Dia DF.
"Para quem entra em horário diferenciado é difícil, não tem mais vaga. Fui multada duas vezes em uma semana", conta uma mulher.
O Detran intensificou a fiscalização com guinchos alugados. Um contrato temporário foi feito com uma empresa até que o Detran compre outros. São 250 diárias que podem ser usadas até o fim do ano - cada uma custa R$ 900.
E não deve ser tão difícil pagar. De janeiro a maio, o Detran notificou 23.275 motoristas por estacionamento irregular - uma média de 150 multas por dia. Com isso, arrecadou mais R$ 1 milhão.
A novidade do Detran é uma empilhadeira que promete mobilidade ao trabalho dos agentes. Com ela, os carros estacionados em local irregular e que não estão soltos podem ser facilmente guinchados e levados direto para o depósito.
Onze carros que tinham pendências antigas no Detran e estavam em locais proibidos tiveram esse destino. No Complexo Cultural da República, teve motorista revoltado com a fiscalização. "Não tem uma vaga de estacionamento por aqui. Como é que o Detran chega e confisca a propriedade alheia?", se exalta um motorista.
Em média, 300 carros são emplacados por dia. Mas a quantidade de vagas não cresce na mesma proporção.
No Setor Bancário, uma motorista deu sorte, mas nem sempre é assim. "Se eu não chegar às 7h30 da manhã, não encontro vaga. É loteria", fala a assistente administrativa Luciana Souza.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 8 de julho de 2010

Estacionamento do Paço será cobrado (07/07/2010)

O estacionamento da Prefeitura de São Bernardo será cobrado nos próximos dias, após publicação de decreto que regulamentará o uso do espaço, hoje gratuito. Segundo a administração, a medida visa reorg (...)