As regras para o funcionamento dos valets já haviam sido abrandadas em São Paulo há pouco mais de um ano. Mas nem isso fez as empresas passarem a respeitar seus limites. Pelo contrário. Muitos clientes ainda têm seus carros parados nas ruas - embora acreditem que estejam em estacionamentos. Além disso, o restante da população sofre com "truques" que praticamente extinguem as vagas nas ruas paulistanas, constata reportagem de O Estado de S. Paulo.
O decreto do prefeito Gilberto Kassab, em abril do ano passado, autorizou valets a estacionar veículos dos clientes em postos de gasolina e terrenos vazios, entre outros locais. Foi um abrandamento da regra e ampliação das opções para esses estabelecimentos, que cobram entre R$ 10 e R$ 45 dos clientes. Parar na rua continua proibido.
Mas não é o que se vê nas vias públicas de São Paulo. "É a noite inteira com barulho de alarme de carro, escapamento aberto e gente cantando pneu", diz o professor Domingos Marchetti. Ele vive com a mulher em rua estritamente residencial da Vila Madalena, zona oeste - a 400 metros dos bares. Apesar de o barulho dos estabelecimentos não chegar a eles, os valets transformaram a região em um estacionamento ao ar livre.
Os principais pontos usados pelos valets são a Rua Zapara e a Praça Lineu Prestes, onde dezenas de carros ficam parados. Durante toda a noite, há manobristas correndo de um lado para outro para levar e buscar automóveis. Para não deixar o cliente esperando, abusam da velocidade e realizam manobras bruscas.
Para comprovar que eram de clientes dos bares, a reportagem do Estado seguiu alguns veículos dia 30 de junho, desde o momento em que manobristas entraram neles até serem entregues aos donos, como aconteceu com um Vectra G3. "Na rua? Disseram que ficava num estacionamento, com porteiro e segurança", surpreendeu-se a administradora Ana Paula Kuba, ao saber do verdadeiro local onde seu carro havia sido estacionado por uma empresa de valet, que cobrou R$ 15 pelo serviço. "Vou reclamar com a direção do bar."
Na Rua Amauri, reduto gastronômico da zona sul, as vagas existentes nos 180 metros da via são tomadas quase exclusivamente por carros de clientes no horário de almoço. Entre as 12 e as 15 horas, é constante o movimento de manobristas nas calçadas, levando e buscando carros nas vagas de Zona Azul.
Em três horas no local, o Estado flagrou manobristas deixarem 11 carros nessas.
Na Praça Vilaboim, em Higienópolis, na região central, valets também utilizam vias próximas para estacionar. Às 21h30 do dia 30 de junho, a reportagem flagrou manobristas levando dois veículos até a Rua Piauí.
Entre 2009 e 2010, segundo a Prefeitura, foram aplicadas 160 notificações na Praça Vilaboim, Rua Amauri e Vila Madalena.
Surpresa
O dono de uma das empresas de valet disse ter sido pego de surpresa com as denúncias e vai tomar providências. "Já troquei minha gerência no local. Atendemos apenas a um bar na Vila Madalena para não comprometer a operação e temos convênio com estacionamento. Fiquei surpreso", disse. Já outro proprietário afirmou que carros ficam na rua "só quando não há vaga no estacionamento, o que é raro".
Segundo o supervisor de outra empresa de valet, carros são estacionados na via somente se o cliente estiver "inseguro" para deixá-lo no estacionamento. "Não é prática comum."
Truques vão de Zona Azul a reserva de vagas
Entre os truques criados pelos valets para driblar a fiscalização, há tentativas de fazer a prática parecer legal. Colocar talões de Zona Azul nos carros estacionados por manobristas, por exemplo, é comum na Rua Amauri, reduto de restaurantes badalados.
No dia 29 de junho, o Estado flagrou a prática, que é ilegal, segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, responsável por fiscalizar os valets - as empresas não são distribuidoras autorizadas dos talões e por isso não podem incluí-los em um serviço pago.
A irregularidade foi cometida por manobristas de empresa que atende a seis restaurantes da rua e de um restaurante que tem serviço próprio de valets - neste último caso, o gerente de estacionamento do restaurante afirmou que "clientes vip" pagam até R$ 50 para deixar os carros na rua, por ficarem próximos das saídas.
Superlotação
Outro artifício usado pelos valets é parar o veículo de um cliente no espaço onde caberiam dois carros. Em dias movimentados na Rua Amauri e na Rua Piauí, em Higienópolis - usada por valets da Praça Vilaboim -, é comum flagrar manobristas movendo carros até o meio das vagas, enquanto o próximo cliente não chega. Utilizar os próprios veículos dos manobristas para reservar vagas é outro truque utilizado.
"O mais indicado é os restaurantes romperem contrato. Sem procura, as irregularidades deixarão de ser prática comum", disse o presidente do Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo, Sergio Morad. Entre 2009 e 2010 foram aplicadas, em toda a cidade, 111 multas aos valets por irregularidades.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 11 de julho de 2010

Estacionamento do Paço será cobrado (07/07/2010)

O estacionamento da Prefeitura de São Bernardo será cobrado nos próximos dias, após publicação de decreto que regulamentará o uso do espaço, hoje gratuito. Segundo a administração, a medida visa reorg (...)