O preço dos carros novos e usados caiu no mês passado, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dia 7 de julho. Segundo o InfoMoney, em junho, o preço do automóvel novo recuou 0,37%, mas o do automóvel usado registrou queda mais intensa, de 1,21%.
A queda nos preços dos automóveis novos e usados influenciou na variação negativa de 0,21% do grupo Transportes. Além disso, a redução no grupo foi influenciada pela queda de preços do etanol (-5,41%) e da gasolina (-0,76%). Por outro lado, as passagens aéreas se destacaram no grupo, em razão do aumento de 12,57% no preço.
Carros zero
Considerando os carros novos, Belém registrou a maior queda nos preços em junho, de 1,72%. Em seguida, aparecem Distrito Federal (-1,57%) e Curitiba (-0,76%). No acumulado do ano, o destaque ficou com o Distrito Federal, cuja redução dos preços foi de 3,96%.
Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros novos em cada região em junho, nos primeiros seis meses deste ano e nos últimos 12 meses:

Região               Junho          Acumulado do ano       12 meses
Rio de Janeiro     -0,30%        3,90%                        4,51%
Porto Alegre        0,17%         3,75%                        6,79%
Belo Horizonte    -0,26%        -0,21%                       4,14%
Recife                 0,28%         5,01%                        9,75%
São Paulo           -0,68%        -0,60%                       1,19%
Distrito Federal   -1,57%         -3,96%                      -0,93%
Belém                -1,72%         -1,06%                      6,78%
Fortaleza             0,08%          0,26%                      2,94%
Salvador             0,17%          0,09%                       4,21%
Curitiba              -0,76%         -1,86%                      2,91%
Goiânia               0,10%          3,31%                       3,41%
Brasil                 -0,37%          0,84%                       3,30%

Carros usados
Considerando os valores dos carros usados, Salvador foi a capital em que houve a maior redução, na análise mensal, de 3,86%. Já o Rio de Janeiro registrou a maior alta, de 5,03%.
No acumulado do ano, a maior queda também ficou com Salvador (-3,94%) e a maior alta, com Belém, onde os preços dos usados subiram 3,41%. Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros usados em cada região em junho, nos primeiros seis meses deste ano e nos últimos 12 meses:

Região                Junho               Acumulado do ano    12 meses
Rio de Janeiro      5,03%              0,88%                     -3,66%
Porto Alegre        -3,22%             2,47%                     0,34%
Belo Horizonte     -0,77%             -2,59%                   -3,86%
Recife                 4,50%              -1,35%                   -0,34%
São Paulo           -1,69%             -1,18%                    -5,72%
Distrito Federal   0,93%               -0,96%                    -1,22%
Belém                0,13%               3,41%                     2,71%
Fortaleza           -2,62%              -0,12%                    -3,95%
Salvador           -3,86%              -3,94%                    -9,44%
Curitiba             -0,18%              0,41%                     -2,26%
Goiânia              -2,12%              -1,56%                   -3,17%
Brasil                -1,21%              -0,39%                    -3,86%

Outros itens
Considerando o grupo Veículo Próprio do IPCA, nos seis primeiros meses de 2010, pode-se verificar quedas nos preços para emplacar e licenciar o veículo (-4,91%), dos pedágios (-9,19%) e nos preços das motos (-0,51%). No período, por outro lado, as maiores altas ficaram com os itens lubrificação e lavagem (8,76%), seguro voluntário de veículos (5,80%) e estacionamento (8,74%).
Somente em junho, frente a maio, os preços que mais subiram no grupo foram do estacionamento (1,74%), da lubrificação e lavagem (1,69%) e do reboque (1,30%). Por outro lado, os preços para emplacar e licenciar o carro ficaram 0,86% mais em conta no período.
Nos últimos 12 meses, os destaques ficaram com o item lubrificação e lavagem, que registrou o maior aumento do grupo, de 14,15%, e pintura de veículos, que registrou alta de 12,13% nos preços. Os preços dos estacionamentos no período ficaram 12,64% maiores. Considerando as quedas, o pedágio foi destaque (-7,18%).
Fonte: site InfoMoney, 8 de julho de 2007

Estacionamento do Paço será cobrado (07/07/2010)

O estacionamento da Prefeitura de São Bernardo será cobrado nos próximos dias, após publicação de decreto que regulamentará o uso do espaço, hoje gratuito. Segundo a administração, a medida visa reorg (...)