A fiscalização aponta que metade das oficinas que instalam sistema de gás veicular na cidade de São Paulo está irregular, ressaltou reportagem do portal G1. Fiação elétrica isolada de forma inadequada, cilindros no chão e em contato com a umidade, além de equipamentos que produzem faísca compõem uma situação de risco evidente em locais onde a matéria-prima é o gás.
O agente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) João Pascoal indica evidências em uma das oficinas visitadas. "A chance de problema é grande", afirma.
O mais grave é que essas oficinas que convertem motores para gás são clandestinas e não têm registro no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). "Nós fazemos vistorias contínuas nas empresas regulares, a cada seis meses, para verificar o processo deles. Empresas clandestinas não têm controle nenhum", compara Pascoal.
Os fiscais não fecham a oficina. Eles determinam que a empresa pare imediatamente as atividades de manutenção, instalação e retirada do kit gás. A multa prevista nesses casos varia de R$ 100 a R$ 50 mil.
Algumas oficinas vistoriadas já tiveram registro, mas decidiram não renovar o documento porque a papelada custa caro.
Na cidade de São Paulo, 34 oficinas trabalham legalmente. Os agentes acreditam que ao menos outras 30 prestem serviço sem registro.
Fonte: portal G1, 22 de outubro de 2009

Nova Marginal deve ganhar motofaixa (22/10/2009)

A Prefeitura de São Paulo planeja implementar uma faixa exclusiva para motos na Marginal do Tietê, assim que forem concluídas as obras de ampliação da via, informou o secretário dos Transportes, Alexa (...)

Exigência para motos é maior