Parking News

De longe, eles acenam para o motorista: o convite é para uma vaga reservada especialmente para o seu carro. A gentileza, no entanto, dura apenas até a descida do veículo: "São R$ 5,00 na hora e mais R$ 5,00 depois do show", sentencia o flanelinha. Mas, mesmo quem se submete à extorsão, não está seguro. Muitos lavadores e guardadores irregulares têm uma extensa ficha criminal, como confirmou operação no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte, próximo a uma casa de shows, na semana passada. Dos 12 flanelinhas detidos, apenas três tinham o prontuário limpo, segundo o jornal Estado de Minas.
Segundo o promotor do Juizado Especial Criminal, Mário Antônio Conceição, o cidadão não pode ficar refém de criminosos. "Muitos flanelinhas têm um passado de violência e personalidade agressiva. Falta resposta mais efetiva do Poder Judiciário às ações policiais. A simples alegação de que o trabalho predomina não pode ser sustentada. Não é possível deixar de aplicar a lei por causa de um problema social", comenta.
O integrante do Ministério Público já fez várias denúncias nos últimos anos por atuação irregular nas ruas de Belo Horizonte, mas, por tratar-se dos chamados crimes-anões, os processos muita vezes são rapidamente arquivados. Outra dificuldade é comprovar a prática.
O promotor orienta a população a não fazer "vista grossa" para esses delitos. "A passividade contribui para esse tipo de conduta. O problema é que todos se sentem acuados e sem capacidade de reação. Se todos ligassem para registrar ocorrência, a reação do poder público seria mais intensa", afirma.
Fonte: Estado de Minas (BH), 19 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Nova Marginal deve ganhar motofaixa (22/10/2009)

A Prefeitura de São Paulo planeja implementar uma faixa exclusiva para motos na Marginal do Tietê, assim que forem concluídas as obras de ampliação da via, informou o secretário dos Transportes, Alexa (...)

Exigência para motos é maior

A resolução da inspeção veicular aprovada dia 20 de outubro pelo Conama estabelece níveis bem mais rígidos de controle do que os que haviam sido anteriormente previstos pelo projeto. A versão vencedor (...)

Uso dos pneus (20/10/2009)

Os pneus são o contato dos carros com a realidade. Mesmo assim, passam despercebidos para mais motoristas do que se imagina. Um terço dos proprietários de veículos de passeio nos principais mercados d (...)

Campinas está ilhada por 15 pedágios (25/10/2009)

A região de Campinas é uma das mais ricas e desenvolvidas de São Paulo, com grande importância na economia do País. Mas a população se sente ilhada, cercada pelo crescente número de praças de pedágios (...)

Câmara de Mongaguá aprova projeto de rotativo (26/10/2009)

A Câmara de Mongaguá aprovou projeto do Executivo Municipal que cria a Zona Azul - estacionamento rotativo de veículos. A Lei Municipal 2.340 foi sancionada pelo prefeito Paulo Wiazowski Filho