Parking News

A resolução da inspeção veicular aprovada dia 20 de outubro pelo Conama estabelece níveis bem mais rígidos de controle do que os que haviam sido anteriormente previstos pelo projeto. A versão vencedora, proposta pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), determina a redução das emissões em duas fases: uma para o próximo ano e outra, ainda mais rígida, para 2011. As informações são de O Estado de S. Paulo.
A preocupação da Cetesb com as motos não é sem motivo. A frota, que aumenta em uma velocidade de 8% ao ano, emite entre 10 a 12 vezes mais poluentes do que veículos automotores. Em 2007, por exemplo, foram responsáveis por 17% de todo o monóxido de carbono emitido na atmosfera de São Paulo. "E isso leva em conta também a emissão das indústrias", afirma o engenheiro da Cetesb Olímpio Melo Alvares, que defendeu no Conama a proposta.
Melo Alves explica que a produção de motos ficou muito tempo sem se preocupar com a redução na emissão de gases poluentes. Somente em 2002, com o lançamento do Promot - a versão para motos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) -, a preocupação com motores mais limpos começou a surgir. "Hoje motos novas são muito menos poluentes."
Os parâmetros sugeridos pelo órgão foram inspirados nas regras de outros países. Os níveis brasileiros de exigência vão aumentando de acordo com o ano de fabricação da moto. Em 2011, os porcentuais são mais apertados. Na versão final, por exemplo, os índices de hidrocarbonetos permitidos para motos 2009 é um décimo do limite que havia sido sugerido inicialmente.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 22 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Nova Marginal deve ganhar motofaixa (22/10/2009)

A Prefeitura de São Paulo planeja implementar uma faixa exclusiva para motos na Marginal do Tietê, assim que forem concluídas as obras de ampliação da via, informou o secretário dos Transportes, Alexa (...)

Uso dos pneus (20/10/2009)

Os pneus são o contato dos carros com a realidade. Mesmo assim, passam despercebidos para mais motoristas do que se imagina. Um terço dos proprietários de veículos de passeio nos principais mercados d (...)

Carro em mãos suspeitas (19/10/2009)

De longe, eles acenam para o motorista: o convite é para uma vaga reservada especialmente para o seu carro. A gentileza, no entanto, dura apenas até a descida do veículo: "São R$ 5,00 na hora e mais R (...)

Campinas está ilhada por 15 pedágios (25/10/2009)

A região de Campinas é uma das mais ricas e desenvolvidas de São Paulo, com grande importância na economia do País. Mas a população se sente ilhada, cercada pelo crescente número de praças de pedágios (...)

Câmara de Mongaguá aprova projeto de rotativo (26/10/2009)

A Câmara de Mongaguá aprovou projeto do Executivo Municipal que cria a Zona Azul - estacionamento rotativo de veículos. A Lei Municipal 2.340 foi sancionada pelo prefeito Paulo Wiazowski Filho