Reajustes nos preços dos combustíveis no Brasil ocorrerão periodicamente, disse dia 16 o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ressaltando que anúncios não serão feitos com antecedência. "Periodicamente haverá reajuste e essa é, digamos, a regra, e não anunciamos com antecedência", disse ele ao ser questionado por jornalistas após um encontro com empresários em São Paulo, informou a Reuters.
Uma alta nos combustíveis é reivindicada pela Petrobras. O diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, afirmou que a empresa busca "intensamente alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos internacionais".
Após a valorização do dólar frente ao real, a Petrobras teve anulados os efeitos dos reajustes de combustíveis realizados no ano passado e no início deste ano. E a empresa continua vendendo combustíveis no Brasil a preços inferiores aos do mercado externo.
Apesar do problema apontado pela direção da estatal, Mantega minimizou a questão.
"O que posso dizer é que nos últimos meses houve convergência em função dos reajustes que foram dados em gasolina e diesel. Houve uma diminuição. E também houve uma diminuição do preço do barril", afirmou o ministro. "Isso diminuiu a diferença entre o preço nacional e o preço internacional."
O diesel foi reajustado duas vezes este ano pela Petrobras - com altas de 6,6% em janeiro e 5% em março -, enquanto a gasolina teve uma alta de 5,4% em janeiro.
Em 2012, quando a Petrobras anunciou reajustes, o governo reduziu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) até ela ser zerada para os combustíveis, com o objetivo de neutralizar os impactos dos aumentos para o consumidor final e para a inflação.
Os reajustes de 2013, portanto, acabaram sendo repassados para os consumidores.
Fonte: agência Reuters, 16 de agosto de 2013

Justiça z que cupom é ilegal (15/08/2013)

A 14ª Câmara de Direito Público do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou à Prefeitura o recurso que tentava obrigar empresas de valet a utilizarem o cupom de estacionamento impresso pela admi (...)

Estacionar na rua (19/08/2013)