Com alto índice de roubos e furtos de veículos, Porto Alegre superou São Paulo e Rio ? as duas metrópoles mais populosas do país ? em ataques a motoristas, proporcionalmente à frota, no primeiro semestre deste ano. Para mapear essas modalidades de crime e orientar os motoristas, Zero Hora lançou dia 22 um webapp em que o usuário pode consultar a segurança de ruas e avenidas onde vai estacionar ou parar o carro na Capital.
Ao escolher dia da semana e turno, o motorista visualiza na tela do computador, tablet ou smartphone o grau de risco do local, conforme dados de ocorrências policiais. O índice de furto e roubo de veículos da região norteia a periculosidade da área. Desta forma, o webapp se propõe a ser uma ferramenta de busca para o motorista prevenir os horários e locais mais inseguros.
Para indicar o nível de segurança, ZH utiliza os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do primeiro semestre. Em Porto Alegre, 6,75 carros foram levados a cada mil, número superior às taxas de São Paulo e Rio: 6,43 e 3,32 veículos roubados ou furtados, respectivamente. À medida que os índices de criminalidade forem divulgados, os dados serão atualizados no site.
Fonte: Zero Hora (P. Alegre), 22 de outubro de 2013

Fila dupla vira rotina em escolas (21/10/2013)

Um motorista estaciona o carro em fila dupla - fechando outro, já estacionado na vaga regular em frente à Praça da Igreja Matriz, e sufocando o trânsito da via -, desce do veículo, o tranca e permanec (...)

Mais tempo para ir ao trabalho (25/10/2013)