A velocidade máxima na avenida Paulista, na região central de São Paulo, foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h desde esta segunda-feira (28). Mas, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os motoristas que excederem o novo limite só estarão sujeitos a multas após o período educativo "de uma a duas semanas", ressalta o UOL.
"Esse tempo será para orientar a mudança, com banners, agentes de trânsito, placas", afirma o diretor de planejamento da CET, Tadeu Leite. Sobre multas ele afirmou: "Valer vai valer sempre. E todo aquele motorista que cometer qualquer infração de trânsito tem de ser autuado. O que fazemos é potencializar a educação para que isso não aconteça".
A redução de 10 km/h na velocidade máxima de uma das principais vias de São Paulo, segundo Leite, será feita para garantir a convivência pacífica entre os diferentes meios de transportes. "A nova gestão da capital paulista tem investido fortemente em meios modais alternativos aos carros, tais como o ônibus e a bicicleta. E a redução das vias é uma adequação para que todas essas modalidades possam conviver sem gerar riscos umas às outras."
Leite ressalta ainda a importância da medida para a melhoria da segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário - pedestres e ciclistas -, assim como para a redução de acidentes e atropelamentos na área. "Essa é uma região com grandes índices de acidentes", aponta ele. Em 2012, de acordo com a CET, a via foi palco de 106 acidentes, sendo 32 atropelamentos. Dos 74 acidentes restantes, dois foram com bicicletas. Ao todo, três pessoas morreram e outras 122 ficaram feridas.
A nova velocidade, como apontou o diretor da CET, potencializa a segurança e garante o escoamento na via. "Aos 50 km/h, o veículo anda bem, a motocicletas andam bem, assim como os pedestres e os ciclistas andam bem." E Leite descarta ainda que a mudança possa contribuir com o aumento do trânsito na região, que normalmente já é bastante complicado, principalmente nos horários de pico.
"A avenida tem 2.600 metros de extensão. A redução de 10 km/h representa cerca de 30 segundos a mais no tempo em que o motorista levaria para percorrer a via livre", apontou ele, que relatou que o limite de velocidade em horários de bastante movimentação não faz muita diferença, já que a velocidade média nesses períodos acaba sendo bem inferior aos 50 km/h.
A avenida Paulista teve o limite reduzido de 70 km/h para 60 km/h em julho de 2011, dentro do programa de padronização dos limites adotado pela gestão de Gilberto Kassab para aumentar a segurança do trânsito. A nova redução foi anunciada, em setembro deste ano, pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, que disse que o limite antigo não era "razoável".
Fonte: UOL, 27 de outubro de 2013

Fila dupla vira rotina em escolas (21/10/2013)

Um motorista estaciona o carro em fila dupla - fechando outro, já estacionado na vaga regular em frente à Praça da Igreja Matriz, e sufocando o trânsito da via -, desce do veículo, o tranca e permanec (...)

Mais segurança ao estacionar (22/10/2013)