Coincidentemente, dia 24, quando uma carreta carregada de sabão líquido tombou na pista expressa da Marginal Pinheiros, na capital paulista, causando congestionamento de 135 km, foram divulgados dois dados que formam um cenário no mínimo preocupante sobre a mobilidade nos grandes centros urbanos do País. Mais da metade dos domicílios brasileiros (54%) possuíam pelo menos um automóvel ou uma motocicleta para o deslocamento dos seus moradores (dados de 2012). Em 2008, essa proporção era de 45% dos lares brasileiros. E a tendência é de aumento desse indicador.
A outra informação, também do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): 20% dos trabalhadores das regiões metropolitanas precisam de mais de uma hora por dia para se deslocar de casa para o local de trabalho. A situação vem piorando. Há 20 anos, esses trabalhadores correspondiam a 14,6% do total.
Fonte: jornal DCI (SP), 25 de outubro de 2013

Fila dupla vira rotina em escolas (21/10/2013)

Um motorista estaciona o carro em fila dupla - fechando outro, já estacionado na vaga regular em frente à Praça da Igreja Matriz, e sufocando o trânsito da via -, desce do veículo, o tranca e permanec (...)

Mais segurança ao estacionar (22/10/2013)