Os bancos ligados a fabricantes de veículos reduziram drasticamente sua previsão de crescimento em 2013. Dados da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) levaram a entidade a projetar uma alta de 2%, em vez dos 6% previstos anteriormente. Em agosto o saldo de financiamento registrou nova baixa, informa o Carpress.
Com retração de 0,4%, a soma das carteiras de CDC (crédito direto ao consumidor) e leasing (arrendamento com opção de compra) atingiu queda total de 4,9%, nos últimos 12 meses. Em agosto de 2012, o saldo era de R$ 245 bilhões, enquanto no mesmo mês deste ano era de R$ 233,3 bilhões.
Presidente da associação, Décio Carbonari de Almeida diz que o momento é de indefinições em todo o mercado, mas a queda no saldo da carteira também é reflexo de campanhas de taxas promocionais de juros, que implicam o aumento do valor de entrada.
"Basta observarmos que a quantidade de bens financiados não sofreu queda. Mas o esforço das próprias montadoras para manter as vendas aquecidas, durante os últimos meses, teve como estratégia principal o uso de campanhas como as de taxa zero. Isso obviamente reduz o ticket médio dos veículos financiados, o que impacta diretamente em toda a carteira", afirma.
Por outro lado, o número de pagamentos em atraso tem diminuído. A inadimplência caiu 0,1 ponto percentual em julho, ficando em 5,8%. Os atrasos em até 90 dias também diminuíram, passando de 8,2% para 7,8%.
Fonte: Carpress, 24 de outubro de 2013

Fila dupla vira rotina em escolas (21/10/2013)

Um motorista estaciona o carro em fila dupla - fechando outro, já estacionado na vaga regular em frente à Praça da Igreja Matriz, e sufocando o trânsito da via -, desce do veículo, o tranca e permanec (...)

Mais segurança ao estacionar (22/10/2013)