Parking News

Estacionar carro na rua vai ficar cada vez mais difícil em São Paulo

Com 8 milhões de veículosem São Paulo, achar uma vaga para estacionar é difícil. E, na visão de especialistas, as vagas em ruas, com ou sem Zona Azul, tendem a ficar cada vez mais escassas. Hoje, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade tem 38.502 vagas de Zona Azul. Em 2012, eram 35.789 – um aumento de 7,5%. O total de veículos na capital cresceu 8,5% no mesmo período.

Além do crescimento mais lento do que o da frota, um total de 40 mil vagas de estacionamentos nas ruas devem ser eliminadas para implantar os400 kmde ciclovias que a prefeitura pretende implantar até o ano que vem.

Para o especialistaem transportes Horácio Figueira, não é mais possível elevar a oferta de vagas em vias públicas de São Paulo. “Temos que liberar as ruas para o transporte público. A tendência é que as vagas sejam cada vez mais ocupadas para o tráfego.”

Com ele concorda Paulo Roberto Lozano, consultor de trânsito. “A via pavimentada é um bem muito precioso para ser ocupada por carros parados.”

Lozano dá o exemplo de Tóquio, que, para licenciar um veículo, exige a comprovação de que o proprietário tem uma garagem para guardá-lo.

Edifício garagem

Garagens subterrâneas são mencionadas pelos especialistas como alternativa para os motoristas estacionarem os carros.

A prefeitura estudou implantar mais dessas garagens – há três na capital. Mas, por serem mais caras, a proposta foi alterada para edifícios garagem.

O projeto de lei que autoriza a licitação para construir e concessão da gestão de edifícios garagem deve ser analisado pela Câmara Municipal nesta semana, em segunda votação.

A ideia é que alguns deles sejam feitos próximos de estações de metrô fora do centro expandido.

Fonte: jornal Metro e Rádio Bandeirantes, 1º de junho de 2015

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

15% das MPEs devem demitir nos próximos meses

Apenas 9% das micro e pequenas empresas pretendem realizar contratações de mão de obra nos próximos três meses. A principal dificuldade para a manutenção e crescimento dos negócios para 32% dos empres (...)

Ford lança serviço de carros compartilhados

A Ford vai colocar à disposição do público em Londres o GoDrive, serviço experimental de compartilhamento de carros. O sistema, desenvolvido internamente pela montadora, oferece uma frota de veículos (...)

Zona Azul invade os bairros de Santo André (ABC)

As vagas de Zona Azul em Santo André não estão limitadas apenas a áreas centrais do município, onde se concentra a maior parte do comércio. Os estacionamentos rotativos estão se alastrando para divers (...)

Carros de entrada ganham espaço com a crise

De janeiro a abril deste ano, os carros de entrada voltaram a ser a principal escolha entre os consumidores que parcelaram um zero-quilômetro. A fatia de mercado desses veículos está em 25,8%, ante 23 (...)


Seja um associado Sindepark