15% das MPEs devem demitir nos próximos meses

calculadoralapis-489

Apenas 9% das micro e pequenas empresas pretendem realizar contratações de mão de obra nos próximos três meses. A principal dificuldade para a manutenção e crescimento dos negócios para 32% dos empresários é o cenário político-econômico. Os dados são da pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que traçou um perfil dos micro e pequenos empresários varejistas e prestadores de serviço (MPE), diante do cenário econômico atual.

O levantamento considerou apenas empresas com mais de um funcionário e com faturamento médio anual de R$ 439 mil e mensal de R$ 36.500. Os empresários entrevistados são: 52,5% do segmento de Varejo (dos setores alimentícios, vestuário, materiais de construção e móveis e decoração) e 47,5% de Serviços (do setor alimentício, serviços financeiros, tecnologia e informática, transportes, e da área da saúde).

O perfil predominante do gestor de micro e pequenas empresas é do sexo masculino, com idade entre 35 e 54 anos. 36,4% deles possuem ensino médio e 31,1% superior completo. A renda familiar é de5 a10 salários mínimos (R$3.940 a7.888 mil).

A pesquisa identificou também que 15% das MPEs pretendem demitir nos próximos três meses, em média dois colaboradores por empresa. “Para os micro e pequenos empresários, além do cenário político-econômico (32%), as principais dificuldades para conduzir a empresa são a prática de conquistar e manter clientes (15,4%) e a carga tributária elevada (13,6%)”, explica o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Parao  presidente da CNDL, a pesquisa sugere que o micro e pequeno empresário brasileiro é experiente e está acostumado a passar por muitas adversidades. “Ao mesmo tempo, ainda precisam ampliar seus conhecimentos sobre a educação financeira, o financiamento público e o capital de giro”, conclui Pinheiro.

Fonte: portalnovarejo.com.br, 1º de junho de 2015

Ford lança serviço de carros compartilhados

A Ford vai colocar à disposição do público em Londres o GoDrive, serviço experimental de compartilhamento de carros. O sistema, desenvolvido internamente pela montadora, oferece uma frota de veículos (...)

Zona Azul invade os bairros de Santo André (ABC)