Teve início dia 26 de junho a escavação da linha 4 do metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, à Zona Sul da cidade. Com 14 km de extensão, a Linha 4 sairá da Barra passando por São Conrado, Gávea, Leblon até chegar a Ipanema. A construção do túnel de serviço é o primeiro passo para a construção da galeria principal, por onde o metrô passará. Conforme noticiou o G1, a perfuração simultânea foi feita em dois pontos na encosta da pedra do Focinho do Cavalo, que faz parte do Maciço da Tijuca.
Para o início das obras, a Secretaria Estadual de Transportes retirou mais de 1,5 mil plantas nativas, a maioria bromélias, da área das escavações. As plantas foram levadas para o Jardim Botânico.
O trânsito na Estrada da Barra, entre a ponte nova e a ponte velha sobre o Canal da Barra, foi desviado. Agentes de trânsito orientam os motoristas que seguem em direção ao Itanhangá, Alto da Boa Vista e Rio das Pedras a seguirem por uma nova pista aberta junto ao canal. A sinalização visual no local foi reforçada para evitar acidentes e garantir a segurança dos motoristas. As alterações no trânsito continuarão enquanto durarem as obras.
A expectativa do governo do Estado é de que a linha 4 já esteja funcionando antes de 2016 e beneficie diariamente 240 mil pessoas.
Fonte: portal G1, 26 de junho de 2010

Caminhões retornam à Bandeirantes (23/06/2010)

Bastaram dez dias de teste para que o caminhoneiro Rogério Conrado desistisse de usar o trecho sul do Rodoanel nos 180 km entre Sumaré (interior de SP) e Cubatão (Baixada Santista). A nova pista é boa (...)