O consumo de bens e serviços na China pode chegar a US$ 5 trilhões em 2015, ultrapassando a marca japonesa, segundo informou Wang Xuanqing, diretor do Ministério do Comércio da China, à agência de notícias oficial Xinhua. Segundo o jornal Valor Online, a projeção foi feita com base no crescimento médio de 11,6% no consumo chinês desde 2000. Se confirmada, a China passaria a ocupar a segunda posição no ranking dos maiores consumidores mundiais.
O executivo do governo chinês ressalta que o consumo interno na China ainda é fraco se comparado ao dos países desenvolvidos, e enfatizou que "uma economia com fraco consumo não é sustentável". "Se o consumo continuar fraco por muito tempo, o crescimento econômico vai depender cada vez mais de investimentos e exportações", alertou Wang Xuanqing, acrescentando que isso se daria em um cenário com restrição de recursos e mudanças no mercado internacional. Dados da agência de estatísticas da China divulgados em maio mostraram que as vendas de varejo cresceram 18,7%, na taxa anualizada, somando US$ 1,25 trilhão de yuan (US$ 183 bilhões).
Para incentivar o consumo no país, o governo chinês concedeu estímulos para a compra de eletrodomésticos, além de reduzir impostos para a aquisição de carros.
Fonte: Valor Online, 25 de junho de 2010

Caminhões retornam à Bandeirantes (23/06/2010)

Bastaram dez dias de teste para que o caminhoneiro Rogério Conrado desistisse de usar o trecho sul do Rodoanel nos 180 km entre Sumaré (interior de SP) e Cubatão (Baixada Santista). A nova pista é boa (...)